Primavera Literária terá palestra sobre internacionalização do setor



Primavera Literária terá palestra sobre internacionalização do setor

Entre os dias 03 e 06 de outubro, o Museu da República, no Rio de Janeiro, recebe a 19ª edição da Primavera Literária, evento promovido pela LIBRE (Liga Brasileira de Editoras), organização de editoras independentes. A programação inclui debate sobre a internacionalização da literatura brasileira com a presença de Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL e gerente do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A abertura do evento celebra o dia do leitor com quase 10 horas de atividades. Na mesa “Meu livro imigrante: apresentando o cenário e soluções para internacionalização do livro”, Fernanda debate o tema junto a André Bacil, diretor comercial na Bibliomundi; Bia Alves, gerente internacional de vendas da HarperCollins, e Sintia Mattar, sócia-diretora da Trevisan Mattar Consultoria em Direito Autoral. A mediação é de Ricardo Costa, da Meta Books.

De acordo com a gerente do BP é muito importante falar sobre as possibilidades de publicação no exterior para autores independentes. “Será uma oportunidade interessante de trazer essa discussão para o público do Rio de Janeiro. A mesa está com nomes de peso do mercado editorial, então as expectativas são as melhores”, conta.

Na programação, palestras que visam aproximar o mercado editorial de outras frentes da indústria criativa. Além da exportação, as mesas abordam debates sobre marketplace, acessibilidade a até mesmo a otimização de processos para aumentar a receita e diminuir os gastos.

São esperados para os quatro dias da Primavera Literária lançamentos, escritores convidados nacionais e internacionais, um festival de poesia e um encontro de podcasters, e até mesmo uma programação educativa e infantil com contação de histórias e oficinas de ilustração.

Esta edição tem como tema os estados brasileiros Belém, Pará e Amazônia e as questões da equidade, sustentabilidade e bibliodiversidade. A programação cultural do evento é assinada pela Palavralida, iniciativa que tem o objetivo de produzir assessoria, curadorias e capacitações para eventos, e que traz durante a Primavera toda a importância que o momento confere ao “pulmão do planeta”.

Confira a programação completa no link: .http://libre.org.br/

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.