Produtoras fecham negócios no Festival de Animação de Annecy
Produtoras confirmam força brasileira e fecham negócios no Festival de Animação de Annecy
Empresas nacionais comprovam grande fase do segmento de animação no país, dando visibilidade a produções aplaudidas e disputadas; delegação do Brazilian Content levou 15 empresas ao evento
Visibilidade para a qualidade e a criatividade brasileira e fechamentos de negócios internacionais marcaram a participação do Brasil na 43ª edição do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França, realizado entre os dias 10 e 15 de junho. Neste ano, 15 empresas, representadas por 22 profissionais, fizeram parte da delegação brasileira do Brazilian Content, programa de exportação da BRAVI em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Com um projeto selecionado em competição e dois participantes em pitchings, o Brasil reforçou sua posição como país de expansão e tônica no segmento de animação. Rachel do Valle, gerente executiva do Brazilian Content, afirma que a participação em Annecy tem mostrado, ano a ano, o crescente valor dado às produções brasileiras por profissionais e público de todo o mundo.
“Annecy prova que o mundo tem enorme interesse por nosso país e nossas obras, pelo grau de importância dada a nossos profissionais e, claro, pelo fechamento de negócios. O estande do Brazilian Content no evento é um termômetro nesse aspecto e, mais uma vez, ficou lotado durante todos os dias”, afirma Rachel.
A Coala Filmes é uma das produtoras brasileiras que fechou negócio no evento: anunciou acordo com a americana Plymptoon Studios para a produção de uma série baseada em “Guard Dog” (indicado para o Oscar de Melhor Curta de Animação em 2005). A série já foi encomendada pelo Canal Brasil.
Portugal também esteve no radar brasileiro no Mifa (mercado integrado à programação de Annecy). As brasileiras Boulevard Filmes e Filme de Papel, fecharam coprodução com o estúdio português Sardinha em Lata para o longa de animação “Papaya”.
O Estúdio Makako também comemora a ida a Annecy: recebeu proposta de financiamento parcial de uma produtora chinesa para a animação educativa “Minifauna”. Outra produção do Makako, “Zebra Iris”, esta já premiada internacionalmente, será analisada por grandes, como a Disney e a BBC, afirma o diretor Lucas Flores. “Foi a primeira vez que participei e fiquei impressionado com a área de negócios do festival, muito interessante do ponto de vista comercial. Fizemos contatos excelentes e recebemos ótimas propostas”, afirma Flores.
Luciana Druzina, CEO da Druzina Content, também participou do evento pela primeira vez, levando como destaques as animações “Lupita”, “Jardim da Rua 13” e “Petsburg”. Annecy foi superpositivo e tem um diferencial interessante: o acesso a distribuidores e canais fortes da Europa. Trabalhar conteúdos novos é um processo que demanda tempo e exige relacionamento. Mas temos expectativas grandes de fecharmos negócios nos próximos meses”, afirma Luciana.
Competição
Um dos destaques brasileiros em Annecy foi o curta “Sangro”, que competiu no prêmio Perspectives Short Films, produção com direção de Thiago Minamisawa e Bruno Castro, e animação de Guto BR. A Ultrassom Music Ideas, responsável por trilhas sonoras de sucesso, como “Tito e os Pássaros”, “O Menino e o Mundo” e “Guida”, foi parceira do projeto com a finalização de áudio.
Outro projeto que brilhou no evento foi “Ana, en Passant”, do Apiário Estúdio Criativo, selecionado para o Feature Films Mifa Pitches. “Após a participação no Mifa posso reiterar a importância da experiência, tanto em termos de visibilidade do projeto, quanto no sentido de abrir portas e estabelecer novos contatos, expandindo a rede de parceiros e colaboradores”, afirmou Fernanda Salgado, criadora do projeto e sócia do Apiário Estúdio Criativo. “Tivemos retornos muito positivos após a apresentação do projeto, o que só confirma a força da história que queremos contar e a potência criativa, não só do ‘Ana, en Passant’, quanto dos projetos brasileiros como um todo.”
O Brazilian Content organiza delegação brasileira ao evento desde 2012. Na edição de 2019, o Mifa contou com 3.800 participantes, 827 expositores, 490 compradores e distribuidores e 468 projetos submetidos para os pitches, totalizando 75 países representados. No ano passado, o Brasil foi o grande homenageado de Annecy. Neste ano, foi a vez do Japão.
Empresas participantes
As empresas integrantes da delegação do Brazilian Content são: Apiário Estúdio Criativo, Boulevard Filmes, Chatrone, Coala Filmes, Copa Studio, Druzina Content, Estúdio Makako, Fraiha Produções, Kaplow Studio, Lobo, Mauricio de Sousa Produções, Movioca Content House, PenGuin Content, Tappi e Um Filmes.
Produtores participam de projetos parceiros da Apex-Brasil com entidades setoriais que promovem as exportações dos segmentos de audiovisual e música: Brazilian Content, Brasil Music Exchange, Cinema do Brasil e FilmBrazil, que atuarão de forma integrada no evento.
Sobre o Brazilian Content
O Brazilian Content é o programa internacional da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), criado em 2004 e realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o Brazilian Content viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e mídias digitais). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.
Sobre a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI)
A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e mídias digitais e possui mais de 660 associados em 21 unidades da Federação, nas cinco regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação atua fortemente para o desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro e representa o setor em diversos fóruns de debates públicos e privados. Com uma estrutura profissional e reconhecida representatividade nacional, a BRAVI também participa ativamente das regulamentações do mercado audiovisual, incentivando a produção e novos modelos de negócios, além de oferecer capacitação especializada ao produtor independente. Por meio de relevantes parcerias institucionais, apoia a participação do empresário brasileiro no mercado audiovisual internacional.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia mais de 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para cerca de 230 mercados.
A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e prestando apoio a investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.