Projeto Comprador Américas 2021 contribui para a geração de negócios para empresas brasileiras do setor de dispositivos médicos



Projeto Comprador Américas 2021 contribui para a geração de negócios para empresas brasileiras do setor de dispositivos médicos

A iniciativa faz parte da ação setorial em parceria entre a ABIMO e a Apex-Brasil

Agosto de 2021 – Indústrias médico-hospitalares e odontológicas brasileiras têm alcançado resultados positivos no comércio exterior. Por meio da ação setorial, 44 companhias ligadas ao Brazilian Health Devices – programa de exportação da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – participaram do Projeto Comprador Américas, que tem como objetivo reunir empresas de dispositivos médicos com compradores estrangeiros – importadores e distribuidores. Essa edição contou com a participação de 43.

O total de negócios gerados este ano ficou em USD 1.159.400,00. As perspectivas para os próximos 12 meses são de USD 5.242.000,00 em contratos.

O evento on-line foi realizado de 19 a 29 de julho, e permitiu aos participantes flexibilidade para agendamento de reuniões e negociações com os mais interessados nos seus produtos. Os encontros aconteceram por meio da plataforma virtual do projeto, facilitando prospecção de relações comerciais e o fechamento de negócios.

“Essa iniciativa permite aproximação entre empresas associadas e potenciais compradores. Dada a escassez de feiras disponíveis no momento, ações virtuais se tornam ainda mais relevantes para movimentar as alternativas comerciais. Com a consolidação desse modelo, certamente teremos eventos em formato híbrido, mesmo com o fim das restrições impostas pela pandemia,” explica Rafael Cavalcante, coordenador de Acesso a Mercados da ABIMO.

Para o analista de Comércio Exterior, Clovis Garcia, o apoio do Brazilian Health Devices foi fundamental para projeção de resultados a médio e longo prazo. “Este ano, a geração de negócios foi maior do que esperávamos, com prospecção e abertura de novos mercados. Ficamos bem satisfeitos”, comentou Garcia. 

“Durante o Projeto Comprador Américas, empresários de países como a Guatemala, El Salvador e Paraguai, se interessaram por nossos produtos. Nossa expectativa de fechamento de contratos para os meses seguintes é bastante considerável”, diz a representante de vendas internacionais da Olsen, Nathalia Nakaishi.

Sobre a ABIMO 

A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional. Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor. 

Sobre o Brazilian Health Devices

O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.  

Sobre a APEX-BRASIL  

A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o país.