Projeto “Fazedores de Café”, da franquia Sofá Café, capacita jovens brasileiros para o mercado



Projeto “Fazedores de Café”, da franquia Sofá Café, capacita jovens brasileiros para o mercado

Contando com parceiros e voluntários, a Sofá Café promove projeto que ajuda a inserir jovens carentes no mercado de trabalho

A Sofá Café, franquia brasileira de café nascida em São Paulo, está liderando um projeto agregador não só à marca, mas também à sociedade. A partir da iniciativa Fazedores de Café, a empresa tem capacitado gratuitamente jovens em situação de vulnerabilidade social na profissão de barista, tudo com a ajuda de parceiros e voluntários.

A marca é uma das integrantes do Franchising Brasil, programa de internacionalização realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O projeto nasceu em 2013 a partir do compromisso que o grupo em fazer sua parte para o desenvolvimento social de jovens em situação de risco. Segundo a Sofá Café, o mote principal era “usar o café como instrumento de transformação social, então a ideia foi de construir um modelo, muito abrangente e completo, sobre a profissão de barista, algo que fosse único no mercado mundial.”

Atualmente, o Fazedores de Café contempla os participantes com 3 meses de aulas diárias, com mais de 20 aulas temáticas diferentes, e ainda 30 dias de estágio em diversas cafeterias de São Paulo, na qual os jovens cumprem período integral. Tudo isso acontece com a ajuda de parceiros como a Pasquali Máquinas, Flavors, Swiss Coffee e mais. “O custo do projeto só foi viável graças às parcerias, sem eles não seria possível. Além disso os voluntários que ajudam o projeto são de extremo reconhecimentos e notoriedade no mercado e, assim, ajudam a garantir a excelência do conteúdo que os alunos recebem e, com isso, o reconhecimento do mercado para com o projeto Fazedores de Café e os jovens que aqui se formam”, afirma a Sofá Café.

Neste ano, por conta da pandemia, o programa parou temporariamente suas atividades, mas já está pronto para voltar à ativa assim que possível. “Esperamos que o projeto se torne autônomo e impacte muito mais jovens. Que tenha uma sede própria com cafeteria e torrefação da marca Fazedores e se transforme num negócio de impacto social auto-suficiente”, comenta a empresa sobre as expectativas para o futuro.

Acompanhe o projeto no site oficial do Fazedores de Café.

Sobre a Sofá Café

A marca nasceu em 2011, e tem se tornado referência de cafeteria no estado. Hoje, após abrir unidades no Brasil, a empresa também tem uma loja em Framingham, nos Estados Unidos.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.