Projeto Latitude apoia a presença de 10 galerias nas feiras de Madrid



Projeto Latitude apoia a presença de 10 galerias nas feiras de Madrid

O mercado mundial de arte volta seus olhos para Madri no período de 26 de fevereiro a 3 de março de 2019. A tradicional feira ARCOmadrid, em sua 38ª edição, e a 10ª edição JustMad, reúnem 10 galerias brasileiras participantes do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria entre a ABACT – Associação Brasileira de Arte Contemporânea e a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, voltada para a internacionalização da arte brasileira.

Em sua 38ª edição, a ARCOmadrid homenageia o Peru, país andino que vem se notabilizando pela produção artística contemporânea, sobretudo pela fotografia e videoinstalação. A curadoria da seção “Perú em ARCO” está a cargo de Sharon Lerner, do Museu de Arte de Lima – MALI. Neste ano, são esperadas na ARCOmadrid 205 galerias de 31 países. Além do evento propriamente dito, espaços culturais da cidade como o Museu Reina Sofía, o Museu do Prado, Matadero Madrid, entre outros, recebem programação articulada com a organização da feira, em cujo comitê de representação de galerias figura o brasileiro Eduardo Brandão, diretor da Galeria Vermelho.

As galerias associadas à ABACT e os artistas que participam da seção Principal da ARCOmadrid são: Anita Schwartz – estande 9D14, com obras de Cadu, Lenora de Barros, Ivens Machado e Wanda Pimentel; Casa Triângulo – estande 9D10, com Albano Afonso, Ascânio MMM, Eduardo Berliner, Guillermo Mora, Ivan Grilo, Joana Vasconcellos, Mariana Palma, Nino Cais, Pier Stockholm, Sandra Cinto e Vânia Mignone; Cavalo – estande 9C13, com Daniel Albuquerque, Thiago Martins de Melo e Thora Dolven Balke; Fortes D’Aloia & Gabriel – estande 7D05, com Armando Andrade Tudela, Bárbara Wagner & Benjamin de Burca, Erika Verzutti, Ernesto Neto, João Maria Gusmão & Pedro Paiva, Leda Catunda e Sara Ramo; Marilia Razuk – estande 9G08, com Johanna Calle, José Bechara, José Leonilson e Maria Laet; , Vermelho – estande 9D05, com Cinthia Marcelle e Carla Zaccagnini.

Da seção “Diálogos”, curada por Agustín Pérez Rubio e Catalina Lozano, participa a galeria Luisa Strina, que apresenta os artistas Magdalena Jitrik e Anna Maria Maiolino. A paulistana Sé Galeria, por sua vez, exibe obras de Dalton Paula e Michel Zózimo na seção “Opening”, em cuja seleção de curadores estão Ilaria Gianni e o brasileiro Tiago de Abreu Pinto.

O artista Armando Andrade Tudela, representado pela galeria Fortes D’Aloia & Gabriel, tem mostra individual no Centro de Arte Dos de Mayo de 24 de fevereiro a 25 de agosto.

A feira internacional JustMAD, que completa 10 anos em 2019, é a primeira feira espanhola a se lançar para outros países: em 2012, realizou a feira JUSTMADMIA, em Miami, e JustMX, em Lisboa, em 2018. Como de costume, a feira se realiza no Palacio Neptuno e, nesta edição, conta com a participação da galeria paulistana 55SP e da capixaba Via Thorey. No estande da 55SP estão obras de Alberto Simon, Hugo Frasa, Fabia Schnoor e Marlene Stamm, enquanto no da Via Thorey figuram gravuras de Ernesto Bonato.

Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad
É um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 50 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

Histórico
Nestes onze anos de atuação, o número de empresas participantes do Latitude cresceu de 5 para 50, contando com as galerias mais profissionalizadas do Brasil. Para atender ao influxo de novas galerias associadas, muitas delas iniciando seu processo de internacionalização, as ações desenvolvidas diversificaram-se e se tornaram mais complexas, por isso, é oferecido às galerias participantes, um sofisticado programa de mais de 7 modalidades de ações.

O volume das exportações das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007 foram exportados US$ 6 milhões, e em 2015 atingiu-se um pico de quase US$ 70 milhões, quantia quase duas vezes maior àquela de 2014.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assume o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.

SERVIÇO:

ARCOmadrid 2019
De 27 de fevereiro a 03 de março de 2019
Local: IFEMA – Feria de Madrid
Endereço: Avenida del Partenón, 5 | 28042 | Madri | Espanha

JustMAD X Edition
De 26 de fevereiro a 03 de março de 2019
Local: Palacio Neptuno
Endereço: Calle Cervantes, 42 | 28014 | Madri | Espanha

Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad
Rua Cardoso de Almeida, 60 conj. 54
05014-000 São Paulo SP Brasil
T +55 11 2365-0481
latitude@abact.com.br
http://www.latitudebrasil.org

Mais informações para a imprensa:
Décio Hernandez Di Giorgi
Adelante Comunicação Cultural
🔗 http://adelantesp.tumblr.com/
📩 decio.di.giorgi@gmail.com
📱 (+ 55 11) 98255 3338