Projeto Latitude realiza evento para discutir práticas curatoriais



Projeto Latitude realiza evento para discutir práticas curatoriais

Curadoras e galeristas participam de encontro sobre curadoria, mercado e fomento das artes, comentando e apresentando resultados da 1ª edição do Intercâmbio de Curadores, uma oportunidade de pesquisa no Getty Research Institute (Los Angeles, EUA). Inscrições aqui: www.sympla.com.br/encontro-tematico-abact__591940

 O projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad promove no dia 06 de agosto, terça-feira, das 10 às 17 horas, na Unibes Cultural, em São Paulo, o evento “Especial Curadoria – Encontro Temático + apresentação: Intercâmbio de Curadores”. Dividido em duas partes, na primeira contará com a orientação das pesquisadoras Ana Leticia Fialho Monica Novaes Esmanhotto para o Encontro Temático “Práticas curatoriais em galerias de arte”. Encontro traz a curadora independente Alexia Tala para falar sobre a presença do curador nas galerias e em projetos institucionais e suas implicações no mercado nacional e internacional.

A segunda parte do evento tem como foco o projeto Intercâmbio de Curadores – Pesquisas e práticas curatoriais, iniciando-se às 14h30 com a mesa sobre editais, bolsas e prêmios de fomento à formação de curadores brasileiros. Dela participam as curadoras convidadas Priscila Arantes (diretora do Paço das Artes, professora da PUC-SP e representante do júri da 1ª edição do Intercâmbio de Curadores) e Idurre Alfonso (curadora associada para arte latino-americana do Getty Research Institute), as galeristas Alessandra D’Aloia (Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel) e Luciana Brito (presidente da ABACT e diretora da Luciana Brito Galeria), e da coordenadora de programação cultural do Goethe-Institut São Paulo Yara Castanheira.

A palestra com Ana Cândida Avelar começa às 16 horas, quando a curadora e professora da Universidade de Brasília – UnB, selecionada na 1ª edição do Intercâmbio de Curadores, fala de sua pesquisa de dois meses no Getty Research Institute (Los Angeles, EUA), trazendo relatos e imagens de sua experiência.

Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad
É um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 46 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

Serviço:

Especial Curadoria – Encontro Temático + apresentação: Intercâmbio de Curadores
Data: 06 de agosto de 2019, terça-feira, das 10h às 17 horas
Local: Unibes Cultural
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3065 4333
Inscrições: https://www.sympla.com.br/encontro-tematico-abact__591940

Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad
Rua Cardoso de Almeida, 60 conj. 54 – São Paulo – SP
Tel.: (11) 2365-0481
latitude@abact.com.br
http://www.latitudebrasil.org

Mais informações para a imprensa:

Décio Hernandez Di Giorgi
Adelante Comunicação Cultural
🔗 http://adelantesp.tumblr.com/
📩 decio.di.giorgi@gmail.com 
📱 (11) 98255 3338