Projeto social com apoio da Círculo S/A realiza desfile na SPFW



Projeto social com apoio da Círculo S/A realiza desfile na SPFW

Em uma iniciativa inédita, o São Paulo Fashion Week celebra seus 25 anos com uma edição totalmente digital. Entre os estilistas e marcas que se apresentam no evento, está o Projeto Ponto Firme, que há cinco anos trabalha com detentos da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos (SP), para oferecer formação técnica em crochê.

O Projeto conta com apoio da Círculo S/A, participante do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

A marca de linhas é responsável por fornecer o material usado pelos detentos nas aulas, onde confeccionam tapeçarias, toalhas, redes, almofadas, entre outras coisas.

Com a entrada no presídio bloqueada desde o início da quarentena, a coleção apresentada nesta edição da SPFW foi desenvolvida com os egressos que fazem parte do Projeto, Anderson Figueiredo, Anderson Joaquim e Thiago Araújo, e produzida em suas casas, com o apoio do estilista Gustavo Silvestre.

As confecções contam ainda com resíduos têxteis e peças reaproveitadas da marca NK Store.

“Além da sustentabilidade social, vamos mostrar um outro viés que é o ‘antidesperdício’. Estamos desenvolvendo uma coleção 100% upcycling, com resíduos têxteis e peças reaproveitadas da marca, misturados ao crochê trabalhado em diferentes composições e texturas, usando os fios da nossa já parceira Círculo S/A”, comenta Gustavo.

Confira o desfile das peças:

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).