Reprodução do arquipélago do Marajó encanta visitantes na Expo 2020 Dubai



Reprodução do arquipélago do Marajó encanta visitantes na Expo 2020 Dubai

O arquipélago do Marajó, composto por 2,5 mil ilhas divididas em 16 municípios no Pará, tem atraido a atenção dos visitantes no Pavilhão Brasil na Expo 2020 Dubai. Entre os dias 10 e 19, uma mostra organizada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) detalha os potenciais econômicos e turísticos da região. A programação está atrelada ao Programa Abrace o Marajó, iniciativa do MMFDH que visa combater a violação dos direitos humanos, ampliar o acesso e melhorar a entrega de políticas públicas para a população local.

A organização da programação do Pavilhão Brasil é de responsabilidade da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e de Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos.

Cerca de 570 mil habitantes compõem o arquipélago do Marajó, bastante conhecido como destino turístico doméstico. A região também tem grande potencial de investimento em áreas como infraestrutura, bioeconomia, economia circular,  e inovação.

A mostra na Expo 2020 Dubai será uma oportunidade de apresentar um novo modelo de desenvolvimento sustentável da Amazônia, já que as ilhas ficam dentro da região da floresta. Ainda serão apresentados projetos que visam melhorar a infraestrutura local, como o projeto do Anel Rodo-Hidroviário e da Ponte Marajó (Belém-Marajó Macapá-Oiapoque).

Visitação

Soman Mehta e o seu marido, um casal de Mumbai, está em Dubai especialmente para visitar a Expo. O casal foi um dos que desfrutou da pequena atmosfera de Veneza do Pavilhão do Brasil, com as casinhas reproduzindo a região de Marajó. “O local é realmente vibrante, as cores são muito bonitas. Adoro a forma como cada casa tem uma cor encantadora, e a água que as rodeia. Eu não me sinto no Dubai, sinto-me no meio da Amazônia”, disse Soman. 

O casal indiano descobriu ainda mais da região por meio da Exposição Marajó, localizada na sala Igarapé. Além das extraordinárias paisagens, pessoas e atividades econômicas de Marajó, a exposição ainda traz dados da enorme manada de búfalos da região – considerado um dos maiores rebanhos do mundo.

Agenda oficial

À tarde, Raphael Nascimento, Diretor do Pavilhão Brasil, recebeu Sua Excelência Hessa bint Issa Bu Humaid, Ministra do Desenvolvimento Comunitário, juntamente com a Ministra de Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, para uma visita exclusiva ao pavilhão e à sua exposição, seguida de uma reunião no seu gabinete.