Resultados do Projeto Comprador América do Sul 2021 com o apoio da Apex-Brasil
O projeto Ceramics of Brazil nunca havia realizado um Projeto Comprador online, os eventos compradores antes de 2020 era todos presenciais, como acontecia com a imensa maioria dos demais Projetos. Em outubro de 2020 foi realizado o primeiro evento comprador online, focado no mercado africano. E essa tem sido uma jornada de aprendizado. Desde então o Ceramics of Brazil, uma parceria entre a Anfacer e a Apex-Brasil, realizou quatro eventos compradores – África, Mundo, América do Norte, América do Sul. Os resultados positivos são crescentes, alcançando a cada edição um número maior de vendedores, compradores, reuniões e negócios gerados.
O último evento foi realizado entre os dias 12 e 21 de julho, teve a participação de 24 empresas brasileiras (vendedores) – Angelgres, Carmelo Fior, Cerbras, Cedasa, Cejatel, Cerâmica Almeida, Cristofoletti, Delta, Elizabeth, Embramaco, Gabriella, Gail, Incepa, Japi, Karina Pisos, Lef, Lorenzetti, Pamesa, Pointer, Porto Ferreira, Savane, Strufaldi, Vidro Real, Villagres; de 35 compradores originários de 8 países – Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Venezula; e a estimativa de negócios gerados no evento e de negócios futuros e de um milhão e três milhões de dólares americanos respectivamente.
A América Latina, em 2020, foi destino de 39% das exportações brasileiras de placas cerâmicas em faturamento (dólares) e destino de 43% do volume exportado pelo país. Os principais destinos foram: Paraguai, Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, Bolívia, Peru, Equador e Guiana.
Apesar de não substituírem de forma integral os eventos presenciais, os eventos online têm funcionado muito positivamente para o Projeto Ceramics of Brazil, mantendo a indústria em contato com clientes potenciais, apesar das restrições de mobilidade.
Há ainda outros três eventos Compradores em desenvolvimento pelo Projeto – Europa, Oriente Médio, América Central e Caribe, e a expectativa, nessas três oportunidades, é de continuar o ritmo crescente de resultados positivos auxiliando a indústria a contactar um número ainda maior de clientes potenciais.
Sobre o Projeto Ceramics of Brazil
Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brazil, é promovido pela ANFACER – Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres em parceria com a Apex-Brasil –Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. O objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.