Retorno gradual à sede: saiba como vai ser
Na segunda-feira (1/6), retornaremos ao trabalho presencial na Apex-Brasil depois um longo período de home office. A quarentena foi um desafio para todos, mas precisamos continuar atentos para mitigar os riscos em meio a uma pandemia tão séria.
Nesse sentido, seguindo as orientações das autoridades sanitárias no combate à Covid-19, a Apex-Brasil adotou novos procedimentos para a segurança de todos, e contamos com sua colaboração.
Em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e com a Administração do Condomínio CE CNC, a Coordenação de Infraestrutura reforçou as práticas de higienização da Agência e preparou novas medidas para o retorno, que seguem abaixo.
Importante: os colaboradores do grupo de risco permanecerão em regime de teletrabalho por tempo indeterminado. Da mesma maneira, será permitida a presença de até 50% dos colaboradores na Agência. Os Gerentes de cada área serão responsáveis para determinar o revezamento dos colaboradores.
Medidas que o colaborador deve adotar para minimizar riscos:
- O uso das máscaras é obrigatório. Por isso, é preciso levar a quantidade necessária para o dia, pois elas devem ser trocadas a cada 2h;
- Respeite o distanciamento de 2m do colega. É natural voltarmos aos nossos antigos hábitos e nos aproximarmos fisicamente dos amigos, mas é necessário manter o espaço recomendado entre as pessoas.
- Será fixada lotação máxima de 4 (quatro) pessoas por elevador;
- Evite encostar em catracas, maçanetas e vidros. Se for impossível evitar, higienize suas mãos antes e depois.
- Eventos que acarretem aglomerações de pessoas, como palestras, chás de fraldas e comemorações de aniversários não poderão ser realizados de forma presencial;
- Tampouco será possível receber pessoas externas à Agência (parceiros, fornecedores, professores de idiomas, entre outros), a menos que seja autorizado pela Coordenação de Infraestrutura em casos excepcionais;
- É importante continuar a priorização de reuniões por videoconferência. Se houver necessidade de encontros presenciais, é fundamental manter o distanciamento mínimo entre os participantes e solicitar a higienização do local após o término da reunião;
- Haverá marcações no chão nos locais de maior circulação, de modo a indicar o espaçamento mínimo entre as pessoas;
- No curtíssimo prazo, serão disponibilizados utensílios descartáveis (pratos, copos, talheres, etc.) e, depois, será necessário trazer os próprios utensílios de casa, para minimizar o uso de itens compartilhados;
- Será preciso limitar o uso de veículo institucional em até duas pessoas por vez, mas os colaboradores também poderão usar o voucher eletrônico de táxi;
- Não serão disponibilizadas louças para o cafezinho, então leve a sua xícara!
Medidas de higienização:
- A Agência passou por limpeza minuciosa durante todo o período de home office. As dependências são higienizadas sempre às sextas e sábados;
- Maçanetas de portas, painéis de elevadores, teclados, estações de trabalho, catracas de acesso e outros itens serão limpos com maior frequência;
- As portas serão mantidas abertas, para evitar seu manuseio;
- Tapetes sanitizantes estarão disponíveis na entrada da Agência para limpeza da sola dos calçados. Os tapetes contêm uma base de hipoclorito de sódio (água sanitária). Recomendamos a utilização de sapatos fechados de modo que o contato se limite à sola dos mesmos;
- Haverá dispensers com álcool em gel 70% em todos os pavimentos, inclusive perto dos equipamentos de ponto eletrônico;
- Após seu uso, em casos excepcionais, as salas de reunião serão imediatamente higienizadas. Ao término, será necessário comunicar a necessidade de limpeza à Infra.
- Posters foram colocados por toda a Agência com orientações e boas práticas sobre: utilização adequada da máscara de proteção, como lavar as mãos, higienização com álcool em gel, limpeza dos sapatos, entre outros;
- Apenas uma das portas de acesso aos pavimentos permanecerá aberta, assim como as portas das Gerências. Evite tocar maçanetas, vidros e catracas.
- Mesa, teclado e itens pessoais serão rotineiramente higienizados. Para realizar sua própria limpeza, será disponibilizado álcool 70% e papel toalha no andar.
Medidas da Administração CE CNC:
- Conforme a legislação vigente, a qualidade do ar interno é monitorada a cada seis meses. A última análise foi realizada na primeira semana de abril;
- Para aumentar a circulação de ar no prédio, a equipe aumentará a periodicidade da captação de ar externo, possibilitada pelo sistema de ventilação mecânica do Centro Empresarial CNC, que capta e filtra o ar antes de circulá-lo nos pavimentos;
- A limpeza das áreas comuns (elevadores, recepções, auditório, catracas e banheiros do térreo) está sendo realizada a cada hora ou evento, utilizando os produtos adequados (Peroxy4D) e equipamento de nebulização;
- Foram instalados dispensers de álcool-gel nos halls dos elevadores dos subsolos, refeitórios, vestiários, auditório, salas de controle e da brigada.
- Será solicitado que as vans circulem com os vidros abertos, para permitir maior circulação do ar externo no interior dos veículos, ainda que gere algum desconforto para os usuários;
- No momento, não se poderá ter eventos no auditório e nas áreas comuns;
- Todas as mesas do térreo serão retiradas, para evitar que as pessoas façam refeições no local;
- Medidas de distanciamento social:
- Nas mesas dos refeitórios do 1º subsolo.
- Identificação dos pisos (cabines dos elevadores, recepção, refeitórios) e adesivos nos bancos do térreo.
- As temperaturas de todos que acessarem o prédio serão checadas: entrada de serviços e nas vans.
- Pontos de higienização de calçados estarão disponíveis na região das catracas (térreo, 1ºSS e 2ºSS), refeitórios e vestiários de serviço.
- O uso de máscara é obrigatório nas áreas comuns do condomínio.
- Cadeiras e mesas foram retiradas do térreo para evitar aglomerações.
Utilização do refeitório:
- No momento, não será possível juntar os colaboradores, de uma vez só, no refeitório. Para evitar a aglomeração de pessoas, haverá horários pré-determinados de almoço no 12º andar, de acordo com os pavimentos de lotação de cada colaborador:
Colaboradores – Equipe de limpeza | Até 12h00 | ||
Colaboradores – 12º e 13º andares | Entre 12h00 e 12h45 | ||
Colaboradores – 14º e 15º andares | Entre 12h45 e 13h30 | ||
Colaboradores – 16º, 17º e 18º andares | Entre 13h30 e 14h15 |
- Será necessário manter o distanciamento mínimo entre as pessoas, que, ao terminarem as refeições, deverão retirar-se do ambiente. Para facilitar, o quantitativo de cadeiras do refeitório será reduzido em 50%.
- É recomendável não conversar durante as refeições.
- Tragam seus utensílios (prato e/ou marmita, copo, talher, caneca etc.) de casa e guarde-os com vocês, pois os armários serão lacrados.
- Em razão da restrição estabelecida pelo GDF, os restaurantes do CE CNC e das redondezas não podem servir comida no local, por isso estão funcionando por retirada no local ou delivery.
- Os serviços de delivery externos serão permitidos, desde que o colaborador busque seu pedido na recepção do térreo.
Serviços de viagens corporativas:
- Os processos de faturamento de serviços já realizados, no entanto, serão executados normalmente, assim como processos relacionados à Prestação de Contas (PTC) de serviços realizados, a ressarcimentos de diárias de viagens canceladas e a solicitações ou trâmites de notas de crédito;
- Solicitações/trâmites de notas de crédito também continuam sendo executados;
- Cotações necessárias para o planejamento de futuras missões serão disponibilizadas normalmente;
- Permanecem suspensas as solicitações de emissões de passaporte e notas verbais.
Contamos com a colaboração de todos neste momento de pandemia e vamos mantê-los atualizados sobre as iniciativas e os procedimentos adotados no enfrentamento à Covid-19.