Rodadas de negócios com setor cerâmico brasileiro geram US$ 1,89 milhões em julho



Rodadas de negócios com setor cerâmico brasileiro geram US$ 1,89 milhões em julho

Projeto Comprador com países das Américas do Norte e do Sul deve resultar em US$ 15,25 milhões em vendas em 12 meses.

Em julho, a Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) finalizou mais duas edições do Projeto Comprador, com foco nos países da América do Norte e da América do Sul, realizadas de maneira virtual.

As ações fazem parte do projeto Ceramics of Brazil, realizado em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e tem sido, ao longo dos anos, um importante instrumento para a ampliação das exportações da indústria brasileira do setor, por meio da inserção de número maior de fabricantes no mercado global e da difusão das fábricas e linhas de produtos entre representantes comerciais e compradores externos em potencial.

No Projeto Comprador na América do Norte, foram realizadas 129 reuniões, com 11 compradores inscritos e participação de 23 empresas associadas à Anfacer: Alfagres, Angelgres, Carmelo Fior, Cerbras, Cedasa, Cerâmica Almeida, Cristofoletti, Delta, Eliane, Elizabeth, Embramaco, Gabriella, Gail, Incepa, Japi, Karina Pisos, Lef, Pamesa, Pointer, Ceusa/Portinari, Savane, Vidro Real e Villagres. O volume de negócios gerado foi de US$ 815 mil. A expectativa para os próximos 12 meses é de US$ 12,25 milhões.

No Projeto Comprador na América do Sul, foram realizadas 210 reuniões, com 35 compradores inscritos, de oito países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Venezula. Ao todo, 24 empresas associadas à Anfacer participaram: Angelgres, Carmelo Fior, Cerbras, Cedasa, Cejatel, Cerâmica Almeida, Cristofoletti, Delta, Elizabeth, Embramaco, Gabriella, Gail, Incepa, Japi, Karina Pisos, Lef, Lorenzetti, Pamesa, Pointer, Porto Ferreira, Savane, Strufaldi, Vidro Real, Villagres. O volume de negócios gerado foi de US$ 1 milhão. A expectativa para os próximos 12 meses é de US$ 3 milhões.

Comércio exterior

O Brasil é o sexto maior exportador de cerâmica do mundo, com vendas para mais de 110 nações, além de ser o terceiro maior produtor e o segundo mercado consumidor mundial.

Esse posicionamento reflete o empenho da indústria cerâmica brasileira em consolidar sua vocação exportadora, uma das metas do planejamento estratégico da Anfacer. “Prevemos, em nosso planejamento estratégico, viabilizar a exportação de 25% da produção nacional até 2030, o que contribuirá para nos tornarmos a terceira maior força exportadora de revestimentos cerâmicos do planeta”, afirma Ferreira Neto.

Outro fator importante que integra o planejamento estratégico da entidade e tem contribuído para a abertura de mercados é o compromisso da indústria com a fabricação de produtos que unem qualidade e design, refletindo investimentos em tecnologia e inovação.

“O Brasil é globalmente reconhecido pela criatividade e autenticidade de seu design, o que tem contribuído para que a indústria cerâmica brasileira se torne cada vez mais protagonista mundial do setor”, enfatiza Ferreira Neto, acrescentando: “Nossas indústrias têm investido em qualidade e estão em conformidade com as normas internacionais do setor.”

Sobre o Projeto Ceramics of Brazil

Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brazil, é promovido pela ANFACER – Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres em parceria com a Apex-Brasil –Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. O objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.