ScaleUp in Brazil: Sete startups de bases tecnológicas de Israel passaram a investir no mercado brasileiro nos últimos 2 anos



ScaleUp in Brazil: Sete startups de bases tecnológicas de Israel passaram a investir no mercado brasileiro nos últimos 2 anos

Iniciativa da Apex-Brasil, em parceria com ABVCAP e Israel Trade & Investment, atrai empresas internacionais e as capacita para o mercado nacional. Foco agora é Japão e Singapura

Em dois anos, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) prospectou no mercado israelense e acelerou 15 empresas, sendo que sete delas já fizeram parcerias com empresas brasileiras e estão desenvolvendo atividades no país. A iniciativa faz parte do programa ScaleUp in Brazil, que seleciona startups de tecnologia de outros países para operarem no Brasil e, assim, apresentarem soluções para desafios tecnológicos do setor produtivo brasileiro. Agora, o projeto também passará a receber empresas do Japão e de Singapura.

A novidade foi anunciada na última terça-feira (30), em um café da manhã em São Paulo. A cerimônia marcou o lançamento da 3ª edição do ScaleUp e contou com a presença de representantes das duas novas instituições que estão aderindo ao programa: Jetro e Enterprise Singapore. Além disso, estiveram presentes colaboradores da Apex-Brasil e das demais instituições que já compunham o projeto, sendo elas Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP) e Israel Trade & Investment.

A expectativa agora, como explica o colaborador da Coordenação de Investimentos da Apex-Brasil, Sérgio Rossi, é expandir ainda mais a participação de empresas estrangeiras, uma vez que agora contará com duas novas grandes potências de tecnologia, além de Israel.

“A meta para a 3ª edição é receber 20 empresas participantes, divididas entre Israel, que já era parceiro, Japão e Singapura. A metodologia que desenvolvemos para selecionar os países parceiros conta com diversos fatores, sendo um dos principais que o país esteja elencado entre as 20 principais economias no Global Innovation Index, ranking da Organização Mundial de Propriedade Intelectual que mede grau de tecnologia de cada país. Ademais, aspectos como número de startups no mercado e grau de investimentos também são critérios analisados”, explica Rossi. 

O projeto não se delimita a um único setor. O foco é que pequenas e médias empresas que inovem em diferentes setores instalem suas operações no Brasil, de modo que apresentem soluções inteligentes e tecnológicas que solucionem lacunas e gargalos tecnológicos do país. Para tanto, há um comitê do projeto que analisa a potencialidade das empresas em oferecer soluções para o mercado nacional. No geral, trabalha-se com startups já maduras que necessitam de um segundo mercado como Brasil para conseguir escalar seus negócios.

Para mais detalhes sobre o programa, acesse www.scaleupinbrazil.com.

Sobre a Apex-Brasil

A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos. A Agência apoia atualmente cerca de 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira. Também já atendeu mais de 1.300 investidores e mais de 118 projetos no valor de US$ 23 bilhões em investimentos anunciados no Brasil. O portfólio de serviços da agência vai desde a preparação de inteligência de dados de mercado para conectar o investidor a autoridades de alto nível, oferecendo soluções para diversos setores da economia. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores, entidades de classe.

Sobre a ABVCAP

A ABVCAP – Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital é uma organização sem fins lucrativos que representa mais de 215 instituições nacionais e internacionais ativas nos mercados de Private Equity e Venture Capital.  O quadro de associados conta com 130 gestores de fundos, 13 investidores institucionais e 65 prestadores de serviço, incluindo grandes firmas de advocacia, auditoria, administração e consultorias do mercado brasileiro e internacional sobre Israel Trade & Investment.

Sobre Israel Trade & Investment

Israel Trade & Investment, São Paulo Office, é parte da Administração Estrangeira do Ministério da Economia de Israel – uma rede de mais de 50 escritórios ao redor do mundo. Nós conectamos oportunidades, fomentamos negócios e investimentos entre empresas israelenses e brasileiras em diversos setores.

Sobre JETRO

JETRO, ou “Japan External Trade Organization”, é uma organização vinculada ao governo japonês que trabalha para promover o comércio e os investimentos mútuos entre o Japão e o resto do mundo. Fundada originalmente em 1958 para promover as exportações japonesas ao exterior, o foco principal da JETRO no século 21 mudou para a promoção de investimento estrangeiro direto no Japão e para ajudar empresas japonesas de pequeno e médio porte a maximizar seu potencial de exportação global.

Sobre Enterprise Singapore

Enterprise Singapore é a agência governamental que fomenta o desenvolvimento empresarial de Singapura. Trabalhamos com empresas comprometidas para construir capabilidades, inovar e internacionalizar. Também apoiamos o crescimento de Singapura como um centro de comércio global e de startups. Como padrões nacionais e organismo de acreditação, continuamos a construir confiança nos produtos e serviços de Singapura por meio de qualidade e padrões.