Segunda edição do Certificado de Franquia Internacional ABF tem inscrições abertas; saiba mais
Certificação tem como objetivo incentivar ainda mais o movimento de internacionalização de franquias brasileiras. Inscrições abertas até 30 de junho
A segunda edição do Certificado de Franquia Internacional ABF está confirmada e suas inscrições estão abertas para marcas enquadradas nas categorias Pleno, Sênior, Máster e Mega.
Lançado em 2019, o certificado tem como objetivo reconhecer as redes mais adiantadas no processo de internacionalização, incentivar novas movimentações e engajar os profissionais do mercado nas missões internacionais, rodadas de negócio, eventos e outras iniciativas de promoção internacional do projeto Franchising Brasil, uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
As inscrições para as marcas elegíveis vão até o dia 30 de junho na Central do Associado (https://central.portaldofranchising.com.br/) — mais detalhes do regulamento estão abaixo. A cerimônia de entrega do Certificado de Franquia Internacional acontecerá na ABF Franchising Expo 2020 entre os dias 30 de setembro a 02 de outubro.
“Este reconhecimento é importante não só para as franquias participantes, como também para o mercado como um todo. Incentivar a internacionalização é o maior propósito do projeto Franchising Brasil, e acreditamos plenamente no potencial de sucesso que as marcas brasileiras têm para expandir seus negócios em outros países”, diz Bruno Amado, gerente de projetos internacionais da ABF e gerente executivo do Franchising Brasil. “É muito gratificante poder realizar esta segunda edição, mesmo em um ano tão atípico. Isso a torna ainda mais relevante”, ele completa.
Em 2019, a relação de franquias contempladas com o selo inclui nomes como Chilli Beans, Igui, Localiza Hertz, Morana, Ronaldo Academy e mais. Confira aqui.
REGULAMENTO
Para poder participar do evento, as redes devem seguir alguns requisitos necessários e obrigatórios. Além de ter operações internacionais já em funcionamento, é também necessário que a marca atualize as informações no Banco de Dados da ABF antes de preencher a ficha de inscrição disponível na central de serviços, no link: Central do Associado > Banco de Associados > Cadastro > Presença no Exterior.
As redes interessadas precisam ser signatárias do projeto Franchising Brasil — caso não sejam, podem aderir no momento da inscrição. O termo de adesão estará disponível para download no sistema. Em seguida, basta fazer o upload no sistema da versão digitalizada e enviar o termo original via Correios para Avenida das Nações Unidas, 10.989, cj 92, CEP: 04578-000, São Paulo – SP, aos cuidados da área de Projetos Internacionais.
As marcas também devem estar associadas à ABF e adimplentes com suas obrigações financeiras e estatutárias perante a associação. Após a atualização das informações no banco de dados da Central do Associado e preenchimento da inscrição, a marca deverá clicar no “Li, aceito e concordo com o Regulamento”. Feito isso, a marca estará inscrita.
CATEGORIAS
O Certificado de Franquia Internacional ABF será concedido para as empresas enquadradas nas categorias Pleno, Sênior, Máster e Mega. Acompanhe os critérios de participação logo abaixo:
. 1º critério
O 1º critério utilizado para definir o enquadramento da empresa na respectiva categoria é a presença comercial no exterior (número de unidades da marca no exterior). Por unidade no exterior, consideram-se as unidades próprias, unidades franqueadas, unidades administradas por máster franqueado e unidades administradas por desenvolvedores de área em outros países.
- Pleno – Para se enquadrar na categoria pleno, a empresa deverá ter até duas unidades no exterior;
- Sênior – Para se enquadrar na categoria sênior, a empresa deverá ter de 3 a 30 unidades no exterior;
- Máster – Para se enquadrar na categoria máster, a empresa deverá ter de 31 a 60 unidades no exterior;
- Mega – Para se enquadrar na categoria mega, a empresa deverá ter 61 ou mais unidades no exterior;
. 2° critério
O 2º critério utilizado para definir o enquadramento da empresa na respectiva categoria é o número de países em que a marca possui presença comercial (unidades no exterior). O número de países poderá elevar a categoria estabelecida pelo número de unidades no exterior (1º critério).
Exemplo: marca com 28 unidades no exterior e presença em 5 países será alocada na categoria Máster.
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.