Semana de Inovação Brasil-China: oportunidades para Startups do setor de agritech



Semana de Inovação Brasil-China: oportunidades para Startups do setor de agritech

Representantes de governos, faculdades, empresas e organizações de pesquisa científica discutiram oportunidades em tecnologia agrícola e neutralidade de carbono

27 de agosto de 2021 – Entre 16 e 18 de agosto, cerca de 200 representantes de governos, faculdades, empresas e organizações de pesquisa científica participaram da Semana de Inovação Brasil-China, com foco em tecnologia agrícola e neutralidade de carbono. O evento, de formato híbrido, foi organizado pelos Escritórios da Apex-Brasil na China, em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Xangai, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Venture Cup China.

A China importou de outros países, incluindo Brasil, mais de 100 milhões de toneladas de soja em 2020 e o Cônsul-Geral do Brasil em Xangai, Gilberto Fonseca Guimarães de Moura, espera que esse volume, somado ao de outros produtos, como algodão, açúcar e amendoim, possa crescer cada vez mais. “Esta Semana de Inovação é para abrir mais portas para pesquisa e desenvolvimento na agricultura”, disse. Existem mais de 1.500 empresas de tecnologia agrícola no Brasil especializadas em big data agrícola, redução de carbono, entre outras áreas.

A neutralidade de carbono, inclusive, foi tópico de destaque durante o evento. O mercado nacional de carbono da China começou a operar em julho, o que representa um passo significativo na redução do rastro de carbono e cumprimento das metas de emissão. As empresas brasileiras e chinesas compartilharam planos e contribuições para neutralidade de carbono. Segundo o Diretor de Metallics da Vale S.A., Stephen Potter, a gigante de mineração pretende reduzir as emissões nos escopos 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

“A Apex-Brasil possui planos arrojados para incrementar seu apoio à inserção de empresas brasileiras de base tecnológica na China. A consolidação da nossa rede de relacionamento com incubadoras, parques tecnológicos, CVCs e IVCs avança nos tradicionais centros empresariais de Xangai e Pequim e o nosso objetivo é ampliar a cobertura para outros relevantes polos de inovação como Shenzen (conhecida como o “Vale do Silício chinês)”, disse o Ponto Focal para a região e futuro Chief Operating Officer dos Escritórios da Apex-Brasil Ásia, Rodrigo Gedeon.   

Durante o evento foi inaugurado o Centro de Inovação do Brasil, em Xangai, o que irá facilitar oportunidades de cooperação de mercado no país para empresas brasileiras. Além disso, a Venture Cup China oferecerá, gratuitamente, 6 meses de soft-landing para 11 empresas no Changyang Campus em Xangai.