Série Autores Brasileiros – Chico Buarque
Além de um dos maiores nomes da música popular brasileira (MPB), Chico Buarque é autor de 12 livros, que foram publicados em 25 países, como Croácia, Inglaterra, Itália, Reino Unido, Estados Unidos, entre outros. O artista também ganhou o Prêmio Jabuti três vezes pela publicação dos títulos “Estorvo” (1991), “Budapeste” (2003) e “Leite Derramado” (2009). Organizado pela Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio Jabuti é um dos maiores reconhecimentos do mercado editorial brasileiro.
Chico Buarque faz parte da Série Autores Brasileiros, uma iniciativa do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Narrado em primeira pessoa, “Estorvo” (1991) foi o primeiro romance de Chico e conta a história de um personagem que vive diversos acontecimentos estranhos. A obra se mantém constantemente no limite entre o sonho e a vigília, enquanto traz projeções de um desespero subjetivo do cotidiano.
Além do Prêmio Jabuti, “Budapeste” também venceu o IV Prêmio Passo Fundo Zaffari e o Bourbon de Literatura, em 2005. O livro conta a história de um homem exaurido por seu próprio talento, que se vê emparedado entre duas cidades, duas mulheres, dois livros, duas línguas e uma série de outros pares simétricos que conferem ao texto o caráter de espelhamento que permeia todo o romance.
Em “Leite derramado”, Chico Buarque apresenta uma saga familiar caracterizada pela decadência social e econômica. A narrativa é permeada pela história do Brasil nos últimos dois séculos e rendeu ao autor o Prémio Casa de las Américas (Cuba).
O último romance publicado pelo autor foi “O Irmão Alemão” (2014), no qual Chico apresenta a busca obsessiva do narrador por um irmão desconhecido baseada na própria memória e história familiar do escritor.
Durante a sua carreira, Chico Buarque também publicou “Fazenda modelo” (1974), “Benjamin” (1995) e “Chapeuzinho Amarelo” (1970)
Sobre a Série: Autores Brasileiros
Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.