Série Autores Brasileiros – Cleonice Berardinelli



Série Autores Brasileiros – Cleonice Berardinelli

Cleonice Berardinelli se dedicou ao estudo da literatura portuguesa por mais de 60 anos e se tornou uma das pesquisadoras mais respeitadas da área no Brasil e em Portugal. Especialista em Camões e Fernando Pessoa, a autora é integrante da Academia Brasileira de Letras, instituição cultural que tem como objetivo cultivar a língua portuguesa e fomentar a valorização da produção editorial literária.

Durante a sua carreira, Cleonice escreveu diversos livros, como “Estudos camonianos (1973), que aborda a obra lírica e dramática de Luís de Camões. A autora faz parte da Série Autores Brasileiros, uma iniciativa do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Em 2011, a autora lançou “Fernando Pessoa – Antologia Poética”, uma coletânea da produção do poeta organizada pela própria pesquisadora e ensaios produzidos por Cleonice ao longo dos anos sobre a poesia e literatura portuguesa.

Formada em Letras Românicas pela Universidade de São Paulo (USP) e com pós-doutorado pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), Cleonice produziu a primeira dissertação sobre Fernando Pessoa no Brasil. Em 2013, a pesquisadora recebeu o título Doctor Honoris Causa da Universidade de Coimbra.

Outras obras que fazem parte da carreira da autora são “A passagem das horas de Álvaro Campos” (1988), “Poemas de Álvaro Campos”, publicada em Lisboa em 1990, “Fernando Pessoa: outra vez te revejo” (2004), entre outros.

Sobre a Série: Autores Brasileiros
Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.