Série Autores Brasileiros – Daniel Galera



Série Autores Brasileiros – Daniel Galera

Autor de sete livros, Daniel Galera ganhou destaque internacional com o título “Barba ensopada de sangue” (2012), que foi publicado em 20 países, e “Meia noite e vinte” (2016), lançado na Alemanha, França e Estados Unidos. Recentemente, a edição estrangeira de “Mãos de cavalo” (2006) foi indicada ao Prêmio Jabuti na categoria “Livro Brasileiro Publicado No Exterior”. Organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Prêmio Jabuti é o maior evento do mercado editorial brasileiro.

“A obra ‘Barba Ensopada de Sangue’ (2012) tomou uma outra dimensão em termos de destaque internacional, principalmente pelo período em que ele foi publicado. No ano seguinte, o Brasil foi convidado de honra da Feira do Livro de Frankfurt e todas as atenções estavam voltadas para os autores brasileiros e as produções nacionais”, conta Daniel, que faz parte da Série Autores Brasileiros, uma iniciativa do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A narrativa da obra apresenta um professor de educação física que se muda para Garopaba, na cidade de Santa Catarina, para se afastar da relação conturbada com a família e investigar a morte do avô que foi assassinado no local. “A principal inspiração que eu tive para produzir o livro foi o relato de um assassinato que teria acontecido na cidade nos anos 1970. Eu criei o meu personagem como neto dessa vítima e desenvolvi a história, que não é apenas sobre o assassinato, mas também sobre a superação de algumas questões pessoais e a busca pelo seu lugar no mundo”, explica o escritor.

Outro título bastante expressivo na carreira de Daniel é “Meia noite e vinte” (2016), que conta a história de Aurora, Antero e Emiliano. Os amigos escreveram uma fanzine digital que ficou famosa na internet durante os anos 1990, mas depois seguiram caminhos completamente diferentes e inesperados. O livro traz um panorama sobre a geração que cresceu em meio ao início da internet.

De acordo com o autor, a obra é baseada em acontecimentos recentes do Brasil e no aumento da violência. “Meus personagens se encontram no enterro de um amigo que foi assassinado e a história é sobre o que significa falar sobre o fim do mundo nos tempos atuais e todas as crises que assolam a vida contemporânea, como questões sobre a mudança climática e a globalização”, explicou Daniel.

Durante a sua carreira, Daniel Galera também escreveu a antologia de contos “Dentes guardados” (2001), “Cordilheira” (2008), “Até o dia que o cão morreu” (2003) e a história em quadrinhos “Cachalote” (2010).

Sobre a Série: Autores Brasileiros
Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.