Série Autores Brasileiros: pelas janelas de Otávio Júnior



Série Autores Brasileiros: pelas janelas de Otávio Júnior

Vencedor do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Literatura Infantil, o autor também é conhecido como Livreiro do Alemão, comunidade do Rio de Janeiro. Confira!

O escritor e produtor teatral Otávio Júnior, autor da obra Da minha janela, vencedora do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Literatura Infantil, é o personagem da semana da Série Autores Brasileiros. A campanha é uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A narrativa sensívelde Da Minha Janela (Companhia das Letrinhas) conquistou os jurados do prêmio Jabuti 2020. Nela, Otávio relata uma história que tem a favela como cenário e as pessoas do ambiente periférico como personagens principais. O livro mostra tudo aquilo que se vê da janela de uma dessas casas: cores, gestos, animais, a vida e objetos do cotidiano que nos cercam, mas muitas vezes passam despercebidos.

Pode-se dizer que a obra é um reflexo da relação do autor com o universo das palavras. Otávio se apaixonou pelos livros ao descobrir uma obra em um lixão, quando era garoto. Desde então, tornou-se um caçador de bibliotecas, passando a desenvolver projetos literários ligados à representatividade negra e periférica, misturando em sua obra histórias reais e ficção. E sua relação com livros vai além da escrita.

Atualmente, o autor é conhecido como “Livreiro do Alemão” – comunidade onde nasceu, no Rio de Janeiro. Ele já criou diversas iniciativas que levam a leitura para o bairro onde cresceu, e também é um contador de histórias. Partiu dele o projeto Ler é 10, uma espécie de biblioteca itinerante que levava literatura para outros pontos da Penha e Alemão, dois bairros da periferia da cidade.

Ao perceber que as crianças das comunidades gostavam de ler, mas não se identificavam com os conteúdos literários, criou a Coleção Lá do Beco. Com histórias infantis ambientadas na favela, traduz em suas obras um pouco mais da cultura das comunidades, sem o estereótipo ligado à violência, à miséria e a outras questões negativas, e principalmente sem perder a esperança, mensagem que se tornou marca em sua escrita.

Entre suas outras publicações também estão O Livreiro Do Alemão (Panda Books), onde conta sua trajetória, O garoto da camisa vermelha (Grupo Autêntica), O chefão lá do morro (Grupo Autêntica), Grande Circo Favela (Editora Estrela). Suas obras já foram traduzidas para o inglês, espanhol e francês. Além do Prêmio Jabuti 2020, também recebeu, em 2012, o prêmio Madre Teresa de Calcutá, na Argentina, por serviço à comunidade, e em 2008, o Prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo.

Sobre a Série Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.