Setor de alimentos brasileiro inova com práticas já conhecidas para enfrentar a pandemia



Setor de alimentos brasileiro inova com práticas já conhecidas para enfrentar a pandemia

Com a pandemia, o segmento de alimentos — o mais expressivo no setor de franchising brasileiro em número de unidades — esteve diante de um grande desafio. Grandes marcas brasileiras como Giraffas, Sushi Rão e Bob’s tiveram que inovar com práticas já conhecidas, mas com espaço para crescimento, e viram o sucesso de suas empreitadas em bons resultados mesmo diante à crise.

As redes mencionadas acima são membros do Franchising Brasil, projeto setorial de internacionalização de marcas brasileiras, realizado por meio de parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Uma das soluções para amenizar as perdas foi uma ferramenta que grande parte das franquias já tinham na manga: o delivery. Seja por meio de aplicativos de entrega ou operação própria, as marcas precisaram traçar planos eficientes e rápidos para atender aos pedidos, que não paravam de crescer, de maneira segura.

Mesmo com as diretrizes de autoridades sanitárias, como a European Food Safety Authority (EFSA), dizendo que não há evidências de que alimentos possam ser fontes ou rotas de transmissão do vírus, redes como a brasileira Sushi Rão não deixaram de intensificar os cuidados neste quesito. A marca é pioneira no sistema de delivery, que virou o core business da empresa há cerca de sete anos.

Desde o início da pandemia, a Sushi Rão focou em fortalecer o elo de comunicação com seus franqueados, oferecendo todo o suporte necessário ao enfrentar a crise. Nesta iniciativa, se intensificaram os treinamentos de segurança e higiene, seguindo sempre os protocolos da OMS e organismos de saúde nacionais. De acordo com Camila Lisbôa, diretora de franchising da marca, a atuação do CEO Guilherme Lemos tem sido muito próxima aos funcionários diretos e franqueados neste momento. “Os resultados têm sido acompanhados diariamente, com ações voltadas para o engajamento da rede e alcance de resultados”, Camila explica, e finaliza: “Além disso, a empresa tem trabalhado em ações sociais com o objetivo de engajar o papel cidadão neste cenário de grandes mudanças sociais.”

Os resultados das ações da Sushi Rão são visíveis, ainda mais no exterior — a unidade de Porto, em Portugal, viu um aumento de mais de 50% em suas vendas através do sistema delivery. Outras unidades da marca também viram esse crescimento, que continua em um bom ritmo durante a retomada da economia.

Outra marca de renome no setor, a operação de delivery do Bob’s representava, antes da pandemia, 10% da receita da empresa e agora é a principal fonte de vendas. Em comunicado, a rede conta que redobrou os cuidados na manipulação dos alimentos nas áreas do restaurante, a fim de que todos, funcionários e clientes, estejam seguros. A operação não está 100% em funcionamento, mas parte das lojas estão atendendo via entregas, drive thru e retirada no ponto de venda.

Junto do pedido, são entregues sachês de álcool gel 70%. A lavagem de mãos dos colaboradores agora é repetida meticulosamente a cada 30 minutos, e a rede fornece às equipes informações e treinamentos sobre cuidados e procedimentos diários. Além de atenção aos consumidores finais, o Bob’s também está focando sua atenção para o atendimento e amparo de seus franqueadores. Foi elaborado um comitê que realiza reuniões remotas diárias para solucionar dúvidas sobre as novas iniciativas.

A rede Giraffas, que tem hoje 400 unidades em operação no Brasil, também está apostando na retirada para viagem e no delivery. Antes da pandemia 240 pontos de venda da rede já tinham a operação de entrega estruturada. Para auxiliar os franqueados, o Giraffas está articulando os valores de aluguel com administradores de shoppings, galerias, entre outros e declarou em entrevista para o site brasileiro Meio & Mensagem, que pretende auxiliar na prorrogação ou parcelamento de vencimentos dos franqueados com shoppings e fornecedores.

Além disso, a rede criou um canal de comunicação que divulga diariamente informações importantes com orientações e novidades de sindicatos e do Ministério da Economia e da Saúde brasileiros.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visaapoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.