Startups participam de evento de tecnologia em Dubai e brasileira vence competição



Startups participam de evento de tecnologia em Dubai e brasileira vence competição

Do dia 6/12 ao dia 10/12, cinco startups brasileiras participaram da Gitex Technology Week, em Dubai, uma das maiores feiras de tecnologia do Oriente Médio e Norte da África, que ocorreu presencialmente, respeitando os protocolos locais de segurança e distanciamento social. Esta foi a primeira, dentre as grandes feiras realizadas nos Emirados Árabes Unidos, que voltou a ocorrer presencialmente desde o início da pandemia da Covid-19, indicando a retomada da economia do país.

As startups brasileiras integraram a divisão de startups do evento, a Gitex Future Stars 2020, com o apoio de uma parceria entre a Apex-Brasil, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Programa da Diplomacia da Inovação. A Gitex Future Stars inclui exposição de produtos, palestras, seminários e uma competição de startups.

Após uma seleção nacional, cinco startups brasileiras foram selecionadas e capacitadas para participar do evento: a Asel Tech (tecnologias para energia), a Jade Autism (tecnologia para a área de saúde), a Everlog (tecnologia para mobilidade e transporte), a PIX Force e a Predify (ambas de inteligência artificial). Além disso, outras seis receberam treinamento para entendimento do mercado e do potencial de internacionalização nos EAU.

Além de acompanhar a feira, a agenda das startups brasileiras em Dubai incluiu visitas técnicas ao Dubai Future Accelerators, ao Parque Tecnológico de Pesquisa, Tecnologia e Inovação de Sharjah e ao Centro de empreendedorismo do Emirado de Sharjah.

Premiação

No âmbito da Gitex Technology Week, é realizada também a competição de startups Supernova Challenge, que conta com dez categorias de classificação e premiações em dólares para as startups vencedoras. E, pelo segundo ano consecutivo, o Brasil levou a primeira premiação geral. Nesse ano, a startup Jade Autism foi a grande vencedora, concorrendo com 12 finalistas de vários segmentos e países como Índia, Israel e França. A premiação foi de US$ 50 mil. A Predify ficou entre os finalistas.

No ano passado, duas startups brasileiras foram selecionadas: a Key2Enable ficou em primeiro lugar geral, enquanto a Asel-Tech foi selecionada na categoria ambiental.

As duas empresas premiadas em 2019, assim como as cinco startups participantes da Gitex em 2020, estiveram em outras ações de capacitação e promoção de negócios organizadas pela Apex-Brasil, com destaque para o programa StartOut, iniciativa voltada à internacionalização de negócios inovadores realizada por meio de parceria entre a Agência, Sebrae, MCTI, Anprotec e Ministério das Relações Exteriores.