Taipei exibe livros premiados pelo Prêmio Jabuti



Taipei exibe livros premiados pelo Prêmio Jabuti

Pelo segundo ano consecutivo, os participantes da Taipei International Book Exhibition puderam apreciar a literatura brasileira por meio de uma exibição dos livros ganhadores do Prêmio Jabuti. Organizado pela Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio Jabuti é o maior evento literário do mercado editorial brasileiro e já contemplou autores como Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu, entre outros.

Os livros também foram exibidos durante a última edição da Feira do Livro de Frankfurt no estande do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A ação foi realizada com o apoio da Suzano Papel e Celulose, empresa brasileira líder no mercado de papel e produtora de celulose de eucalipto.

“A exibição das obras contempladas pelo Jabuti em feiras internacionais é essencial para apresentar aos profissionais do exterior a qualidade do que está sendo produzido no Brasil atualmente”, explica Fernanda Dantas, Gerente de Relações Internacionais da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Gerente do Brazilian Publishers.

A Taipei International Book Exhibition aconteceu de 12 a 17 de fevereiro

Categoria internacional

O Prêmio Jabuti conta com a categoria “Livros brasileiros publicados no exterior”, que contempla editoras internacionais que publicaram livros brasileiros.

Em 2017, o grande vencedor dessa categoria foi a edição da Penguin Random House UK de “Um Copo de Cólera”, do autor Raduan Nassar. Em segundo lugar, ficou “Enigmas da Primavera” publicado pela editora Dalkey Archive Press, com autoria de João Almino, e, em terceiro, “O Irmão Alemão”, de Chico Buarque, divulgado pela Penguin Random House UK, da empresa holandesa De Bezige Bij.

Já em 2018, a Restless Books ganhou o prêmio pela publicação de “Fim” (The End). A obra tem autoria de Fernanda Torres e foi divulgada no Brasil pela Companhia das Letras, editora que faz parte do projeto Brazilian Publishers.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.