Tecnologia agrícola brasileira é negociada na Rússia



Tecnologia agrícola brasileira é negociada na Rússia

Rodadas de negócio online organizadas pela Apex-Brasil, com apoio da ABIMAQ, envolvem nove empresas brasileiras fabricantes de máquinas, equipamentos e materiais para agricultura

Ao longo do mês de março, nove empresas brasileiras do setor de equipamentos agrícolas estão participando de rodadas de negócios online com importadores da Rússia e de países vizinhos. A iniciativa promove a tecnologia agrícola brasileira na região, além de proporcionar a geração de negócios relevantes para os participantes.

O evento está sendo organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do seu escritório em Moscou, e com o apoio da Associação Brasileira de Engenharia Mecânica (ABIMAQ), como parte do programa nacional de apoio da Brazil Machinery Solutions para a indústria brasileira de engenharia mecânica. 

A organização das agendas de negócio B2B envolveu uma criteriosa seleção dos fabricantes brasileiros de máquinas, equipamentos e materiais para a agricultura e o casamento da oferta à demanda de distribuidores selecionados na Rússia e nos países vizinhos. A seleção das empresas brasileiras ocorreu ainda em dezembro de 2020 e envolveu etapas de entrevistas individuais e catalogação das empresas, para que seus produtos e soluções pudessem ser apresentados a distribuidores interessados. O evento ocorre de forma totalmente virtual. Um site em russo e em português apresenta as empresas e informações sobre a agroindústria brasileira: https://www.brazil-onlineb2b.com/.

“Esta é a principal ação de promoção de tecnologia agrícola brasileira na região da Eurásia. As reuniões B2B têm como objetivo estabelecer relações comerciais e desenvolver a cooperação entre fornecedores brasileiros e empresas da Rússia e dos 12 países da Comunidade de Estados Independentes (CEI) que atuam na área de distribuição de máquinas e equipamentos agrícolas”, comenta Almir Américo, COO do escritório da Apex-Brasil em Moscou.

A Rússia está classificada entre os 10 maiores importadores de máquinas e equipamentos para o setor agrícola. “As Rodadas acontecem num contexto crescente de oportunidade, devido ao boom de crescimento da agricultura da Rússia e de outros países da Eurásia, que tem gerado uma demanda inédita por equipamentos e implementos agrícolas. Além disso, o atual contexto cambial favorece o equipamento brasileiro em relação aos principais concorrentes mundiais. Essa confluência de fatores despertou interesse excepcional pela participação no evento, observado tanto da parte brasileira como nas empresas da Eurásia”, completa Almir. Com o evento, a Apex-Brasil também contribui para divulgar a relevância da agroindústria brasileira para o país e as oportunidades de crescimento global do setor. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de soja, grãos, carne, açúcar e café. O país é um dos três líderes mundiais na exportação de produtos agrícolas e desenvolveu com sucesso sua própria indústria de engenharia agrícola, utilizando equipamentos de alto desempenho e as mais recentes tecnologias agrícolas.