Terceira edição da CIIE na China terá delegação com mais de 20 empresas brasileiras



Terceira edição da CIIE na China terá delegação com mais de 20 empresas brasileiras

Pavilhão de Alimentos e Bebidas será a sede dos brasileiros em um dos maiores eventos multissetoriais do gigante asiático. Brasil marcou presença em todas as edições

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) está pronta para organizar, pelo terceiro ano consecutivo, a presença brasileira em uma das maiores feiras multisetoriais da China: a China International Import Expo (CIIE). Este também é o terceiro ano do evento, que teve em sua abertura o Brasil como nação homenageada. A CIIE acontece na cidade de Xangai, entre 05 e 10 de novembro, e terá mais de 20 empresas brasileiras do setor de alimentos e bebidas.

O presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, que visitou a CIIE 2019, destaca que o evento é uma grande oportunidade para as empresas brasileiras porque proporciona um contato muito próximo tanto com profissionais especializados e potenciais parceiros de negócio quanto com o público geral chinês. “É uma chance de as empresas testarem a aceitação dos seus produtos com o público e ampliarem a visibilidade de suas marcas”, avalia Segovia.

Devido às restrições de circulação provocadas pela pandemia de Covid-19, a maior parte das empresas brasileiras participará por meio de representantes locais. Do contrário, teriam obrigatoriamente de cumprir os 14 dias de quarentena impostos pelo governo do gigante oriental. A China é atualmente o maior parceiro comercial do Brasil. A participação brasileira em 2020 será no Pavilhão de Bebidas e Alimentos da feira, em uma área de 280m² adquirida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), parceiro da Apex-Brasil na ação.

Entre 2013 e 2018, a corrente de comércio entre Brasil e China cresceu 18%, com quedas relevantes entre 2013 e 2016 (chegando a 15% de retração entre 2014 e 2015) e forte crescimento desde então. O resultado foi puxado pelas exportações, que cresceram 39% no período. Já as importações estão em recuperação desde 2017, mas ainda estão 7% inferiores ao nível de 2013 e 2014.

A China foi o principal destino das exportações brasileiras em 2018, recebendo 27% das exportações brasileiras. No mesmo ano, o país foi o primeiro fornecedor de produtos estrangeiros no Brasil, sendo origem de 19% de nossas importações. Em 2019, as exportações brasileiras para a China no âmbito do agronegócio somaram US$ 30.96 bilhões. Os principais produtos da pauta de exportação foram a soja, as carnes e os produtos florestais.

SERVIÇO

China Internacional Import Expo (CIIE)

DATA: 05 a 10 de novembro

LOCAL: Xangai, China

Mais informações: imprensa@apexbrasil.com.br