TIC: Planejamento Estratégico e Plano Diretor são aprovados



TIC: Planejamento Estratégico e Plano Diretor são aprovados

Na quinta-feira (14/5), a Diretoria Executiva aprovou o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação – PETIC 2020-2023 e o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC 2020. Esses documentos fazem parte do cumprimento do objetivo estratégico 11, que estabelece a diretriz de “Fortalecer a Governança de TIC por intermédio de políticas, normativos e controles de TIC”.

“O PETIC é um planejamento de nível estratégico e o PDTIC um planejamento do nível tático de gestão. O PETIC define as diretrizes, os indicadores e as metas para o quadriênio 2020-2023, enquanto o PDTIC detalha quais ações e projetos vamos executar no ano para atingir as metas definidas na estratégia”, explica Daniel Parente, Gerente de TIC.​​​​​​​

Plano Estratégico (PETIC)

A definição da estratégia de TIC da Apex-Brasil baseia-se na missão, na visão e nos valores da Agência. A partir daí, são construídas diretrizes e ações do planejamento estratégico de TIC, utilizando a metodologia Balanced Scorecard (BSC) aplicada à Tecnologia da Informação. Assim, os processos são avaliados por meio das seguintes perspectivas: contribuição para o negócio, orientação ao cliente, experiência operacional e orientação para o futuro.

Dessa maneira, o mapa estratégico de TIC foi definido da seguinte forma:​​​​​​​

​​​​​​​O documento ainda estabelece os objetivos, os indicadores e as metas a serem cumpridos até 2023. Apesar de o acompanhamento das métricas ser anual, a Gerência de TIC lançará relatórios trimestrais de acompanhamento dos resultados alcançados.

Plano Diretor (PDTIC)

Conforme falamos, o PDTIC é um desdobramento do Planejamento Estratégico de TIC. Dessa maneira, enquanto o PETIC tem vigência de 4 anos, o PDTIC é anual. O Plano Diretor de 2020, aprovado em maio, define o sistema de priorização de projetos, baseado nos seguintes critérios: contribuição para a sociedade; contribuição para os processos internos e sustentabilidade; gravidade, urgência e tendência (GUT); gestão de conformidade; e complexidade técnica.

O PDTIC 2020 faz parte do processo de maturidade da Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação na Apex-Brasil, cujo processo teve início em 2017, quando o primeiro Plano de TIC da Agência foi aprovado.

Clique para conhecer mais sobre o PETIC 2020-2023 e o PDTIC 2020.