Vencedor do Jabuti 2018 é homenageado na Feira do Livro de Brasília



Vencedor do Jabuti 2018 é homenageado na Feira do Livro de Brasília

Em sua 35ª edição, a FeliB (Feira do Livro de Brasília) decidiu dar mais visibilidade a personalidades literárias e bibliotecários, proporcionando maior contato do público com grandes nomes nacionais e internacionais, selecionando um time de peso de homenageados. Entre eles, Mailson Furtado, autor do livro “à cidade”, será celebrado na categoria escritor nacional.

O cearense emocionou o público em 2018 quando foi o vencedor do Prêmio Jabuti 2018 de melhor livro e de melhor poesia do ano, com o quarto livro de sua carreira. “à cidade” foi o primeiro trabalho independente a ser agraciado com a premiação. A obra aborda a vida do autor e suas gerações misturada à vida construída por um povo migrante há mais de três séculos, em uma cidade do sertão que se constrói, se destrói, se remonta, se inventa e reinventa.

Em entrevista ao site do Brazilian Publishers – projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria firmada entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) –, Mailson conta que “a poesia nasceu de uma forma muito visceral e foi uma experiência diferente de tudo o que eu já senti na vida. Até hoje eu nunca senti nada parecido”. Ao subir ao palco para receber o Prêmio Jabuti, o poeta fez questão de relembrar a cidade que mora, Varjota, no Ceará, inspiração para a produção do livro, que teve desde o desenho da capa até o conteúdo feito por Mailson.

Não deixando de lado autores locais, a organização da feira incluiu na programação o poeta brasiliense Ryan Maia, de 7 anos; João Doederlein, conhecido como “Aka Poeta” e revelação no DF, e Maria da Conceição Moreira Salles (in memoriam) como grande homenageada. A bibliotecária mineira chamou a atenção quando, em 1983, aplicou na Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BDB) o conceito de “bibliotecas vivas” e incentivava saraus, clubes do livro, aulas de reforço escolar, palestras e eventos musicais no local.

A FeliB acontece até dia 16 de junho e conta com diversas atrações, como mesas de debate e bate-papos, palestras, aulas espetáculos, talk shows, pocket shows e espaços reservados para programação infantil.

 

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.