Webinar da Apex-Brasil e da OCDE aborda desafios econômicos dos próximos dois anos



Webinar da Apex-Brasil e da OCDE aborda desafios econômicos dos próximos dois anos

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) organizaram, no dia 14 de dezembro, um webinar sobre a edição mais recente do relatório OECD Economic Outlook. Preparada pelo Departamento de Economia da OCDE, a publicação trouxe uma análise semestral sobre as principais tendências e perspectivas da economia mundial nos próximos dois anos e indicou as possibilidades da retomada econômica do Brasil.

O evento foi aberto pelo Presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, que mencionou os riscos apresentados pela conjuntura mundial, mas ressaltou a expectativa da recuperação brasileira e a pujança do agronegócio nas exportações. Nesse contexto, o Diretor Econômico da OCDE, Luiz de Mello, indicou que a retomada econômica começou, porém deverá ser gradual e ainda não elevou a produção nacional aos níveis de 2019.

Já o Diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Abijaodi, assinalou o aumento da confiança do empresariado, a implementação de diversas propostas da indústria em políticas do governo federal e a adesão brasileira a 38% dos instrumentos da OCDE, o percentual mais alto entre as nações que pleiteiam uma vaga na organização. A importância do apoio do setor privado para as reformas econômicas no Brasil também foi frisada pelo Diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Ivan Oliveira.

Para encerrar o encontro virtual, o Gerente de Investimentos da Apex-Brasil, Roberto Escoto, lembrou os participantes da resiliência da economia brasileira a crises e da previsão de recuperação dos investimentos estrangeiros diretos no país, que será fortalecida com o próximo Brasil Investment Forum, considerado o maior evento de atração de investimentos da América Latina. O webinar foi moderado pelo diplomata e Assessor da Presidência da Apex-Brasil, Diego Araujo Campos.