Webinar destrincha aspectos econômicos, políticos e culturais do mercado israelense



Webinar destrincha aspectos econômicos, políticos e culturais do mercado israelense

Em sexto encontro da série Direto do Mercado, realizado nesta quinta-feira (30), empresários brasileiros puderam conhecer um pouco mais sobre o mercado israelense, questões aduaneiras, sanitárias e aspectos da cultura de negócios e a importância da certificação Kosher

O Brasil está entre os 30 países que mais fornecem produtos e serviços para Israel. Com uma relação cada vez mais sólida, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) abriu, em 2019, seu escritório em Jerusalém para fortalecer a parceria em inovação, tecnologia e investimentos. A boa relação comercial entre as duas nações foi um dos temas tratados no Webinar Direto de Jerusalém, promovido pela Agência nesta quinta-feira (30).

O evento on-line contou com a presença de empresários de diferentes regiões do Brasil e foi ministrado pelo Chefe de Operações do escritório da Apex-Brasil em Jerusalém, Felipe Campbell. Como panorama geral do tema, ele pontuou que a exportação é concentrada em produtos agropecuários, e destacou oportunidades para empresas brasileiras que exportam castanhas, sucos cítricos e orgânicos, além de alimentos saudáveis. Também ressaltou como o acordo de livre comércio do Mercosul com Israel, vigente desde 2010, ajudou a impulsionar as vendas do Brasil para o país nestes segmentos.

Além de dados econômicos e comerciais, Campbell reforçou a importância de conhecer e compreender os traços culturais locais para as empresas que desejam exportar para Israel, uma vez que 74,2% de sua população é de judeus, com hábitos de consumo influenciados diretamente por suas tradições religiosas.

Neste sentido, a apresentação destacou a importância de se observar o Shabath e a certificação Kosher. O Shabath é o descanso semanal no judaísmo, simbolizando o sétimo dia no Gênesis, que dura entre o fim do dia de sexta-feira e a noite de sábado. Logo, é importante que não se marque reuniões – presenciais ou virtuais – nesse período. Nem mesmo e-mails costumam ser respondidos durante o Shabath.

A certificação Kosher é obrigatória para exportação de carnes para Israel e, mesmo para demais produtos alimentícios permitidos sem o certificado, o mercado sinaliza preferência absoluta pelo kosher. Trata-se de um documento que atesta que produtos da empresa certificada são elaborados conforme dieta judaica ortodoxa. Para ser emitido, é realizado um levantamento de dados sobre ingredientes que compõem os produtos e o processo de fabricação empregado, como o sistema de caldeiras, vapor e planta da fábrica.

“Um alimento de certificação kosher, muito mais do que ter cunho religioso, traz ao consumidor a certeza de que o alimento seguiu padrões de qualidade e rigorosos na produção, que garantem uma maior saudabilidade ao consumidor final. Além da kosher exigida para carnes, há exigências específicas do mercado israelense para cada tipo de produto. Há exigência de certificações, por exemplo, para produtos agrícolas e bebidas alcoólicas”, explicou Campbell.

Ao fim do webinar, foi apresentado o trabalho do escritório da Apex-Brasil em Jerusalém, que atua em diferentes frentes para facilitar conexões que gerem negócios ou impactem na estratégia de atuação das empresas brasileiras.

“A gente mapeia oportunidades em diferentes segmentos para empresas brasileiras e tenta conectar empresas a iniciativas de internacionalização, como o projeto do TechMakers e o ScaleUp, ambos desenvolvidos pelos colegas da sede e que terão apoio do EA Jerusalém para as próximas etapas. O TechMakers é feito com Israel Innovation Authority, com foco em fomentar parcerias entre ideias ainda em fase de concepção no Brasil e em Israel, para receberem investimentos. Já o ScaleUp é um apoio que damos para startups israelenses que têm interesse em expandir suas operações no Brasil, entendendo que essa ‘internacionalização reversa’ agrega tecnologia, gera empregos e estimula parcerias em nosso país”, pontuou.

Além desses programas de incentivo, o escritório da Apex-Brasil em Jerusalém dá suporte para empresas brasileiras participarem de eventos que propiciam a construção de networking e realizem negócios em Israel, como a Israfood 2021. A maior feira de alimentos e bebidas do país será realizada entre 16 e 18 de novembro, e contará com a participação de quatro empresas brasileiras.

O trabalho do escritório é realizado em total sinergia com o Setor de Comércio da Embaixada do Brasil (SECOM) em Tel-Aviv. Para obter mais informações sobre o mercado israelense e maneiras de contar com o apoio da Apex-Brasil em sua estratégia de negócios, entre em contato com o EA Jerusalém por intermédio do e-mail escritorio.israel@apexbrasil.com.br.