Webinar orienta empresas que querem obter a Certificação Kosher



Webinar orienta empresas que querem obter a Certificação Kosher

Seminário online organizado pela Apex-Brasil apresentou informações sobre a certificação, fundamental para conquistar um mercado que cresce 15% ao ano 

Brasília, 10 de maio de 2021 

A Apex-Brasil, em parceria com a Embaixada do Brasil em Israel, realizou, no último dia 4 de maio, o Webinar Certificação Kosher e Oportunidades de Negócios em Israel. Cerca de 170 pessoas acompanharam o seminário online ao vivo. A gravação está disponível no canal do YouTube da Apex-Brasil, neste link: https://youtu.be/nZwxyNLhkrk.  

Os alimentos kosher seguem o conjunto de leis judaicas relativas a comidas e bebidas, o Kashrut, que determinam quais ingredientes são permitidos para o consumo e como devem ser os processos de produção e preparação dos alimentos. A Certificação Kosher é dada às empresas que comprovam a correta aplicação de todos os procedimentos e é fundamental para quem quer exportar alimentos para o mercado judaico.  

Este mercado é significativo e vem crescendo, já que os alimentos kosher estão sendo percebidos como alimentos mais saudáveis e são consumidos também por pessoas de outras etnias e estilos de vida, como vegetarianos e veganos.  Atualmente, o mercado movimenta US$ 24 bilhões, com um crescimento de 15% ao ano. Nos Estados Unidos, 41% dos produtos alimentícios embalados possuem certificação kosher. O interesse dos empresários brasileiros por exportar para este segmento também vem aumentando: em 2020, houve crescimento de 20% nos pedidos de certificação kosher por empresas brasileiras de todos os portes. 

O webinar, que detalhou os procedimentos para certificação e apresentou as diversas oportunidades de negócios no setor de alimentos e bebidas em Israel foi aberto pelo Embaixador do Brasil em Israel, Gerson Menandro Garcia de Freitas e pelo COO do Escritório da Apex-Brasil em Israel, Felipe Campbell. “Todos os convidados do nosso Webinar destacaram como a Certificação Kosher vem ganhando relevância e se posiciona hoje muito mais como um selo de qualidade do que uma certificação de cunho apenas religioso”, comenta Campbell.  

O representante da Certificadora OK, Rabino Noriel Eliezer, apresentou um histórico da certificação e explicou como se dá o processo de obtenção do documento, destacando tanto os aspectos relativos à religião quanto os aspectos sanitários que devem ser seguidos pelos produtores de alimentos e bebidas. 

Representantes de duas empresas brasileiras também deram o seu depoimento: Milena Boggio, Gerente de Exportação da Chocolates Harald, explicou que a empresa ainda não atua no mercado israelense, mas sentiu a necessidade de adaptar seus produtos e conquistar a Certificação para realizar novos negócios, e Josias Evangelista, Diretor de Operações Empresariais da Da Terrinha Alimentos contou a experiência em Israel com produtos como tapioca, pão de queijo e paçoquinha.  

Guilherme Nacif, Analista da Gerência de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil, apresentou as ferramentas de inteligência de mercado desenvolvidas pela Agência que apontam as melhores oportunidades de negócio em cada país. No caso de Israel, os destaques são os cafés, derivados do cacau, massas e preparação, sucos, chá, mate, especiarias e produtos de massas alimentícias. 

O Escritório da Apex-Brasil em Israel apresentou seus serviços e destacou a realização, em novembro, da Israfood 2021, grande feira de alimentos e bebidas do país para a qual a Apex-Brasil levará cinco empresas brasileiras (as inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link: https://click.apexbrasil.us/BS6jH). Por fim, Regina Wiadacz, Assistente Técnica do Setor Econômico e de Promoção Comercial da Embaixada, apresentou um histórico da participação brasileira na Israfood e falou sobre pontos de atenção e boas práticas que devem ser observadas pelos empresários interessados em fazer negócios em Israel.