Workshop de Alinhamento Estratégico reúne parceiras da Apex-Brasil



Workshop de Alinhamento Estratégico reúne parceiras da Apex-Brasil

Nesta segunda-feira (3/6), foi realizado em São Paulo o Workshop de Alinhamento Estratégico da Apex-Brasil, com a presença de presidentes e gerentes de projeto das entidades setoriais parceiras da Agência. O encontro teve como um dos principais objetivos a apresentação da nova Diretoria Executiva da Apex-Brasil aos parceiros.

Atualmente, a Apex-Brasil desenvolve 57 Projetos Setoriais de promoção de exportações, sendo 41 no segmento de Indústria e Serviços e 16 de agronegócios. Durante o evento, foram feitas apresentações do presidente Sergio Segovia e dos diretores de Negócios, Augusto Pestana, e de Gestão Corporativa, Edervaldo Teixeira de Abreu Filho.

“A Apex-Brasil mantém interlocução privilegiada com o setor produtivo. Ao longo de duas décadas de relacionamentos profícuos e de longo prazo, temos conseguido retornar inúmeros benefícios à sociedade, contribuindo para o estabelecimento de cadeias produtivas eficientes e para sua inserção no mercado internacional”, comentou o presidente Sergio Segovia.
Ele destacou que a Agência buscará, ao longo da sua gestão, desenvolver estratégias para fortalecer o trabalho de identificação de oportunidades de negócios, a partir do maior uso de ferramentas tecnológicas, do compartilhamento de informações e do fortalecimento da integração das ações com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Já o diretor de Negócios, Augusto Pestana, apresentou aos parceiros os resultados da Agência em 2018: foram 15.737 empresas brasileiras apoiadas, sendo 4.527 exportadoras. Elas venderam 5.339 produtos e atingiram 233 mercados. Dentre as apoiadas, 2925 exportaram para novos mercados e 2745 exportaram novos produtos no ano de 2018. “Nossa ideia é fazer ainda mais: mais qualificação empresarial, mais inteligência comercial, mais apoio ao setores do agronegócio, indústria e serviços, atração de mais investimentos para o país, enfim: mais Brasil no mundo”, afirmou.

Vários representantes das entidades se manifestaram durante o evento, parabenizando a nova diretoria e expressando a satisfação de ver “a motivação, alegria, clareza e objetividade” trazidos pela nova gestão. Para nós também é muito importante essa interação: precisamos conversar com vocês, ter este olho no olho, entender os detalhes dos setores e buscar aumentar o que já se faz”, comentou Segovia.

A Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO) foi uma das que aproveitou o encontro para apresentar seu trabalho: “Temos hoje 160 empresas participando do projeto setorial com a Apex-Brasil e uma exportação significativa em uma área que é extremamente competitiva e que usa tecnologia de ponta”, comentou Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO). “Fico extremamente feliz de ver a motivação desta gestão. A Apex-Brasil tem importância ímpar para o Brasil”, completou.

“Acabamos de renovar nosso convênio com a Apex-Brasil e graças a isso vamos participar da maior feira do setor aeroespacial do mundo, a Le Bourget, na França. É muito gratificante ver o enorme impacto que o projeto em parceria com a Apex-Brasil trouxe: tínhamos menos de 10 empresas exportando antes do projeto, hoje são 44”, falou Marcelo Nunes, representante do projeto setorial Brazilian Aerospace Cluster, que apoia o segmento de produtos aeroespaciais.

O setor de desenvolvimento de jogos digitais, que cresce incrivelmente no Brasil e no mundo, é outro segmento apoiado pela Apex-Brasil e que esteve representado no Workshop. “Nosso país é o 13º mercado em termos de faturamento e o 5º maior em termos de consumo. Essa diferença mostra o quanto ainda temos que crescer. A Apex-Brasil nos apoia desde 2013 e nesse período, passamos de US$ 1,5 milhão de exportações para US$ 53 milhões”, relatou Vicente Vieira, vice presidente da Abragames.
Foram diversos depoimentos, congratulações, dúvidas e sugestões que serão tratados pela Apex-Brasil ao longo dos próximos meses. Como comentou Segovia, este encontro foi só o começo da conversa.