OneNote: aplicativo colabora para organizar os compromissos
Semana em Revista
Sabe aquele bom e velho caderno gigante, com divisão para as matérias da escola e marcadores de página coloridos? Pois é, agora imagine esse objeto simpático e útil numa versão digital, que salva tudo o que você escreve – tudo mesmo, e, melhor, automaticamente –, com folhas infinitas e em que você pode colocar links, PDFs, imagens, formulários, tabelas de Excel e o que mais lhe der na telha: pronto, você tem acesso ao Microsoft OneNote.
Pois é, o OneNote é tudo isso e muito mais, uma espécie de salvação para aqueles que têm a agenda cheia de compromissos e que precisam anotar muitas tarefas e ações o tempo todo, sob o risco de esquecer informações importantes. Justamente a rotina de Laís de Andrade Couto Dutra, analista de Investimentos – gestora do Projeto de Atração de Investimentos para o Agronegócio Brasileiro. E o OneNote é a dica de Laís para o Blog da Apex-Brasil.
“O OneNote é um caderno virtual, uma ferramenta ideal para os colaboradores que têm muitas ações, reuniões, missões e telefonemas, por exemplo, com fornecedores, clientes, empresas”, garante Laís – que, no momento, atende 11 empresas e desenvolve 14 ações.
Segundo ela, seria muito difícil manter todo o necessário controle de suas atividades sem o advento do OneNote. A gestora conta que sua vida sem a ferramenta lançada pela Microsoft há 14 anos seria um “caos”. “Eu teria que gastar muito papel, além de perder tempo. A verdade, porém, é que o usuário deve ser bastante disciplinado e colocar as informações no programa o mais rápido possível, sob o risco, claro, de esquecer do que tratou”, aconselha.
Uma boa dica. Afinal Laís Dutra fica, às vezes, muito tempo sem tratar de assuntos com determinada empresa ou representante de sua área de interesse ou o projeto em que trabalha é postergado, por exemplo, ou o contato desaquece… aí, quando ele é retomado, simplesmente abre a pasta de determinada empresa ou ação e, pronto! As informações estão lá, atualizadas, prontas para serem utilizadas.
No caso, reuniões com parceiros, planejamento de missões, identificação de oportunidades para atrair investimentos estrangeiros para o País, sequência de atendimento com empresas atendidas. Uma série de tarefas que são simplificadas com o uso do programa que salva os dados automaticamente conforme o usuário trabalhe nele e que libera o compartilhamento com outros usuários por meio de uma rede ou da internet. Tudo com uma interface que fornece uma versão eletrônica de um fichário que organiza e compartilha materiais de diversas origens. Ou seja, o bom e velho caderno com 12 matérias caiu na rede. E com páginas infinitas.
Saiba mais sobre o OneNote: https://www.onenote.com/