Programa de Internacionalização prepara empresas para a expansão internacional


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Programa de Internacionalização prepara empresas para a expansão internacional

Cada vez mais, as empresas brasileiras descobrem os benefícios da ampliação internacional de suas operações e a relação direta com ganhos de competitividade e aumento de suas receitas advindas do exterior.

Por meio de seu “Programa de Internacionalização de Empresas”, a Apex-Brasil atende empresas que buscam expanção internacional ou aquelas que já são internacionalizadas, mas estão interessadas em ampliar ou otimizar seu modelo de atuação global. 

O programa é constituído pelos pilares prontidão, orientação estratégica, análise de mercado e gestão internacional.

Assim, a Agência desenvolve diversas ações para apoiar empresas na estruturação de suas operações no exterior. Só em 2015, atendeu 233 empresas.

Á frente deste esforço está o coordenador de internacionalização da Apex-Brasil, Juarez Leal, que nesta entrevista nos fala um pouco sobre sua área de atuação, as vantagens e os desafios de quem quer se internacionalizar.

 

O que é a internacionalização de uma empresa?

Juarez Leal – Internacionalização é a expansão da empresa nacional por meio do investimento direto no exterior, seja com a instalação de representações comerciais, unidades produtivas ou do estabelecimento de parcerias com parceiros externos.

Porque a Apex-Brasil apoia a internacionalização das empresas?

Juarez Leal – A Apex-Brasil auxilia empresas brasileiras a tornarem-se competitivas em nível internacional com a finalidade de manter o mercado interno e expandir negócios no exterior. Mas, claro, não é só isso. Sabemos que a internacionalização traz uma série de benefícios para as empresas brasileiras, além do aumento das exportações para o mercado em que ela ocorre. São melhorias como o aumento de competitividade empresarial, a diluição de riscos pela diversificação de mercados, menor dependência do mercado interno e até a expansão do quadro de trabalhadores especializados no Brasil.

Qual a estratégia da Apex-Brasil no apoio à internacionalização das empresas?

Juarez Leal – A Apex-Brasil prioriza o atendimento de empresas já experientes no mercado internacional, que buscam diversificar as suas formas de entrada em mercados estratégicos. Para isso, as auxiliamos as companhias a identificar os modelos organizacionais mais apropriados e a estabelecer pontos comerciais, distribuidores, franquias e/ou contratos de licenciamento com parceiros externos.

Quais os impactos da internacionalização para uma empresa que já exporta a muito tempo?

Juarez Leal – A internacionalização de uma empresa é uma decisão estratégica em que a empresa deixa o estágio da internacionalização de negócios para a internacionalização da própria empresa.

A existência de uma unidade comercial ou produtiva no exterior traz desafios da gestão. Você passa a lidar com equipes multiculturais e a operar em um sistema legal trabalhista e comercial distinto daquele do Brasil, a estrutura de capital e fluidez financeira são geralmente muito maiores que os desafios de fluxo de caixa, tirando os aspectos cambiais que caracterizam as operações de exportações. Enfim, são muitos os impactos e desafios para o êxito de empresas que decidem se internacionalizar. 

Quais os erros mais comuns no processo de internacionalização de uma empresa?

Juarez Leal – Acho que um erro clássico é a falta de planejamento. O processo de internacionalização difere da exportação pelo seu nível de complexidade. A internacionalização envolve necessariamente algum nível de comprometimento a médio e longo prazo da empresa com o mercado alvo, seja por meio investimentos, seja por contratos que são estabelecidos com parceiros, clientes ou fornecedores. Por isso, esta decisão deve estar contemplada no planejamento estratégico da empresa. Mas tem outros erros, como negligenciar a necessidade de adaptação da companhia e a falta de treinamento em todas as áreas do negócio.