Projeto Mão Dupla auxilia empresas a exportarem seus produtos


Serviços da Apex
Projeto Mão Dupla auxilia empresas a exportarem seus produtos

O Projeto Mão Dupla busca a integração entre o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e outras ações de promoção comercial da Apex-Brasil, incluindo os projetos setoriais. O PEIEX estimula a competitividade e orienta as empresas em diversas situações que surgem durante o processo de exportação, tais como:

► Como identificar o NCM / SH do produto que será exportado?

► Como prospectar um mercado para exportação?

► Qual a necessidade/importância/maneira de registrar marcas e patentes nacional e internacionalmente?

► Quais são os regimes aduaneiros especiais?

► O que são Incoterms?

 ► Como selecionar e contratar transporte internacional?

 ► Como formar preço para exportação?

Já os projetos setoriais visam promover a cultura exportadora nas empresas, facilitando seu acesso aos principais mercados internacionais, além de buscar oportunidades de negócios de exportação e melhorar a percepção internacional sobre as empresas, produtos e serviços brasileiros.

E é justamente o que PEIEX e projetos setoriais – em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Vestuário (Abit) – fizeram nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, nos municípios de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco: incentivaram a adesão de empresas têxteis de vestuário do interior do estado aos projetos que têm por objetivo promover a exportação de produtos brasileiros.

Os projetos setoriais são desenvolvidos pela Apex-Brasil em parceria com entidades de classe e contemplam os setores de Moda, Alimentos e Bebidas, Agronegócios, Casa e Construção, Economia Criativa, Máquinas e Equipamentos, Tecnologia e Saúde. Segundo Ulisses Medeiros, analista da Coordenação de Competitividade, a ideia do projeto é apresentar essas empresas à agenda de promoção comercial internacional, além de identificar aquelas que já participaram de feiras e eventos, mas que ainda não conseguiram exportar seus produtos.

Assim, a ação, em Pernambuco, envolveu empresas do ramo vestuário e têxtil da região, que são atendidas pelo Núcleo Operacional do PEIEX de Caruaru, executado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em Santa Cruz, as equipes do PEIEX e da Abit apresentaram, no Moda Center, o Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil).

O Programa – conduzido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil – atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Em 15 anos, já auxiliou 1.500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando US$ 3,6 bilhões em negócios. As equipes também visitaram 15 empresas nos três municípios, para fazer avaliação técnica dos empreendimentos e, no desenvolvimento do trabalho, apresentaram soluções a fim de impactar sobre seu desempenho competitivo.

Saiba mais sobre o projeto TexBrasil

 

Comentários:

  1. Bom dia
    Sou servidora pública do Estado do Rio grande do Sul. Atua na Assessoria Jurídica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Estado do rio Grande do Sul. por motivos pessoais, estarei residindo em Miami a partir de janeiro de 2020. Tenho interesse em cursos de qualificação/especialização na área internacional por ser matéria afim de nossa Secretaria, que tem entre suas competências a atração de investimentos para o Estado. Gostaria de saber se vcs ministram ou indicam algum curso ou estágio, remunerado ou não.

    Att


Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *