Comissão Europeia: memorando sobre sistemas alimentares
A Direção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural (DG AGRI) é agora responsável por coordenar o próximo memorando de política de “sistemas alimentares” da Comissão Europeia, conforme um esboço obtido pelo POLITICO, datado 5 de fevereiro.
Esse memorando tem como objetivo orientar o trabalho futuro do executivo da UE em áreas como segurança alimentar, Política Agrícola Comum (PAC), produção orgânica e a subsistência dos agricultores. Além disso, abrange áreas políticas que, nos últimos cinco anos, estiveram sob a responsabilidade da Direção-Geral da Saúde e Segurança Alimentar (DG SANTE), como bem-estar animal, segurança alimentar, saúde das plantas e culturas geneticamente editadas. A DG AGRI também assumirá a coordenação de políticas climáticas e comerciais relacionadas à agricultura.
Embora o esboço mencione apenas quem está encarregado de redigir o memorando de política, já existem discussões internas na Comissão Europeia de que o papel de liderança que a DG SANTE obteve com a Estratégia do Prado ao Prato pode começar a se deslocar para uma abordagem mais focada na agricultura.