Mudanças na pasta de comércio na União Europeia



Mudanças na pasta de comércio na União Europeia

Com a resignação do então Comissário para o Comércio, Phil Hogan, em 26 de agosto, iniciou-se o processo de seleção de um novo integrante irlandês para a Comissão Europeia. Isso porque os postos de alto escalão na União Europeia devem ser ocupados por um Comissário de cada Estado-membro.

A designação de nacionalidade e atribuição, no entanto, não é fixa, mas dependente de uma orquestração política e avaliação de competências. Seguindo o rito institucional, o governo irlandês ofereceu a nomeação de duas pessoas em observância à equalização de gêneros: a Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Mairead McGuinness, e Andrew McDowell, antigo Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimentos.   

A aceitação de nomeações para os postos de Comissários é de competência da Presidência da Comissão Europeia. Frente aos nomes propostos, a Presidente Ursula von der Leyen designou McGuiness para a Direção-Geral de Serviços Financeiros, direcionando Valdis Dombrovskis, da Letônia, então responsável financeiro, para a pasta do comércio. Dombrovskis, que já foi Primeiro Ministro da Letônia entre 2009 e 2014, também exerceu o posto de Vice-Presidente dos grupos da zona do euro e para o diálogo social, além do posto de Comissário para os serviços financeiros durante a legislatura anterior da Comissão Europeia, entre 2014 e 2019.

Após a aceitação por parte da Presidência da Comissão, assim como acontece com todos os Comissários, Dombrovskis foi submetido a uma sabatina no comitê de comércio internacional do Parlamento Europeu, no dia 2 de outubro. Com base nessa sessão, a posse do letão foi aprovada em 7 de outubro, após votação no plenário da casa. Com larga experiência política, e em instituições europeias, Dombrovskis foi confirmado como Comissário sem grandes dificuldades.