Novo programa da União Europeia junta pesquisa e inovação para superação de desafios



Dentro do atual plano orçamentário da União Europeia, o programa Horizon destina € 95,5 bilhões para iniciativas e projetos de pesquisa e inovação relacionados às mudanças climáticas, os objetivos de desenvolvimento sustentável e competitividade. O programa possui 4 novas e distintas características com relação às iniciativas anteriores: i) o Conselho de Inovação, que identifica projetos de alto potencial que tenham riscos muito altos para a iniciativa privada; ii) uma Política de Ciência Livre, que impõe livre acesso aos resultados dos projetos; iii) Parcerias público-privadas alinhadas com os objetivos gerais da união; e iv) as Missões, subdivisões do programa em 5 áreas de esforços coordenados pela Comissão Europeia. Em setembro, as 5 Missões foram divulgadas oficialmente conforme a exposição a seguir.

Mudanças Climáticas

A missão para a adaptação às mudanças climáticas fornecerá apoio institucional e financeiro a, pelo menos, 150 regiões do bloco para que se tornem mais resilientes à nova realidade climática. Essa missão conectará os cidadãos com as políticas públicas e inovações científicas em 3 principais objetivos: 1. Preparação e planejamento para resiliência climática; 2. Aceleração das transformações necessárias à mitigação das mudanças climáticas; 3. Aplicação de transformações sistêmicas visando a resiliência climática.

Luta contra o Câncer

Há cerca de 3,5 milhões de pessoas diagnosticadas com câncer na União Europeia, e esse número é estimado a aumentar para mais de 4 milhões em 2035. A missão para melhora da qualidade de vida e prevenção ao câncer visa criar objetivos e metas para reverter a tendência atual, e garantir uma vida digna àqueles quem convivem com a doença.

Vida marinha e fluvial

Esta missão tem o objetivo de mitigar os impactos e danos causados pela atuação humana à vida marinha e fluvial. Entre outros objetivos, a missão ajudará a garantir o estabelecimento de 30% da área oceânica da União Europeia como área de preservação; a recuperar 25 mil quilômetros de ecossistemas marinhos e fluviais; e prevenir e reduzir a contaminação plástica nas águas.

Smart cities

O principal objetivo desta missão é transformar 100 cidades europeias dentro do conceito de smart cities, otimizando o uso de recursos de forma inteligente e sustentável, tornando-as neutras com relação às emissões de gases do efeito estufa.

Solos

A missão relativa à qualidade dos solos baseia-se no fato de que 95% de toda alimentação mundial é dependente de recursos de solo, e que 60%-70% da área total da União Europeia é considerada insalubre. Com base nisso, serão criados incentivos para parcerias multisetoriais ao longo de todo o território europeu para que solos danificados sejam recuperados em convergência com critérios da agricultura sustentável, resiliência climática, e manutenção da biodiversidade.