Proposta de preservação de biodiversidade avança na União Europeia
Eurodeputados do comitê de meio ambiente do Parlamento Europeu aprovaram em 29 de novembro as novas regras propostas pela Comissão Europeia destinadas a impulsionar a proteção e restauração de ecossistemas no bloco, a Nature Restoration Law.A aprovação veio em sequência ao acordo político alcançado com a Comissão Europeia e o Conselho da UE, que prevê a restauração de 20% das terras e mares do bloco até 2030. O texto final foi aprovado com 53 votos a favor, 28 contra e quatro abstenções.
Os grupos dos verdes, da esquerda e centro-esquerda do parlamento apoiaram unanimemente o acordo, considerado uma peça-chave do Green Deal, com suporte do grupo dos liberais (renew). Embora os grupos de direita e centro-direita mantiveram campanha aberta contrária à proposta, alguns de seus membros também votaram a favor.
Já aprovado pelo Conselho da União Europeia, o texto será submetido a uma votação final no plenário do Parlamento em Estrasburgo, programada para a semana de 26 de fevereiro, antes que a legislação possa entrar em vigor.