União Europeia e Tailândia retomam negociações comerciais



Em 15 de março, a União Europeia anunciou um novo ciclo de negociações para um acordo de livre comércio com a Tailândia. Entre os objetivos europeus estão assegurar melhores condições de acesso ao mercado de bens, serviços, compras governamentais e promoção de investimentos. Os parceiros almejam, ainda, negociar entendimentos mútuos sobre itens de regulamentação, como medidas sanitárias e fitossanitárias, além de proteção intelectual e indicações geográficas. Conforme prática adotada em junho de 2022 pela União Europeia, o acordo tratará das disposições europeias de Comércio e Sustentabilidade, consideradas as mais avançadas na matéria, e contidas no acordo concluído com a Nova Zelândia, ainda em 2022. A Tailândia é a segunda maior economia no Sudeste Asiático, atrás da Indonésia e quarto maior parceiro europeu na região Ásia-Pacífico, ao passo que a União Europeia é uma das principais origens de recursos externos (3º) contando com aproximadamente 10% do capital estrangeiro investido no país.

A reabertura das negociações, conforme anúncio europeu, é incentivada pela agenda ambiental do bloco, com objetivo de promover investimentos nos setores de energias renováveis, veículos elétricos e microchips. O anúncio soma-se às iniciativas europeias de diversificar suas parcerias comerciais, sobretudo com países relevantes na produção de componentes e produtos necessários para as transformações digital e verde, como os casos de negociações com Chile, México, Austrália, e o recente acordo com a Nova Zelândia.

Iniciadas em 2013, as negociações haviam sido interrompidas em 2014 em meio ao golpe militar no país asiático. A retomada das negociações foi possível após conclusões formais do Conselho da União Europeia sobre a instauração de um processo de redemocratização iniciado em 2017. O pilar comercial faz parte do Acordo de Cooperação e Parceria, assinado entre as partes em dezembro de 2022. Nos próximos meses deverão ocorrer as primeiras trocas de ofertas que inaugurarão o processo.