Site mostra dados de exportação de todo o mundo com gráficos criativos
Sem categoria
Hoje, no Apex Indica, apresentamos mais uma ferramenta para a análise de comércio exterior. Desta vez, um site desenvolvido pelo laboratório de mídia do MIT, o renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA). Trata-se do site do Observatório da Complexidade Econômica (OEC), uma ferramenta que permite aos usuários compor uma narrativa visual sobre os países e os produtos que comercializam. Em outras palavras, o OEC transforma em imagens e gráficos milhares de informações relativas às transações comerciais entre países.
A dica vem do analista de inteligência de mercado da Apex-Brasil, Luiz Rocha. Luiz costuma preparar material de orientação para empresas que participam de missões no exterior. Ele reúne dados sobre possíveis compradores de produtos brasileiros e vê no site um importante instrumento de trabalho. “Além de trazer informações com agilidade e precisão, o OEC facilita o entendimento para qualquer leitor”, explica. “O site é muito intuitivo e totalmente visual. Fica fácil de entender e de explicar as transações comerciais”, diz.
Luiz tem razão. O Observatório da Complexidade Econômica é o produto de dissertação de mestrado de um aluno de Artes, Mídia e Ciência do MIT. Nada mais natural que ele dispensasse a exposição de dados da maneira tradicional. No lugar disso, ele apresenta imagens mais criativas e intuitivas. O gráfico abaixo, por exemplo, mostra como que é a distribuição dos produtos exportados pelo Brasil.
Outro ponto de interessante é o índice de complexidade econômica dos países, que expressa o nível de conexão dos produtos que podem ser exportados. Quanto maiores essas conexões maior a estrutura de exportação de um país. Abaixo, o detalhe do mapa de complexidade econômica do Brasil.
Para completar, o site dá ainda uma vasta biblioteca sobre o assunto e ainda orientações sobre como você pode criar um site semelhante para quaisquer outros dados. Enfim, um achado. Confira!