Apex-Brasil e INPI vão mapear a propriedade industrial de empresas brasileiras



Apex-Brasil e INPI vão mapear a propriedade industrial de empresas brasileiras

Primeiro passo da parceria entre as instituições, mapeamento vai identificar uso do sistema de PI pelas empresas apoiadas pela Agência

Assinada em fevereiro deste ano, a parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) terá sua primeira ação implantada: um amplo mapeamento e diagnóstico do uso atual do sistema de Propriedade Intelectual (PI) pelas empresas apoiadas pela Apex-Brasil. O prazo para preenchimento do questionário é 18 de junho.

A gerente de Competitividade e Ensino da Apex-Brasil, Deborah Rossoni, explica que o uso da Propriedade Industrial (PI) na promoção das exportações, na internacionalização das empresas brasileiras e na atração de investimentos estrangeiros para o Brasil é uma ferramenta competitiva no mercado internacional. “A partir do diagnóstico das empresas apoiadas pela Apex-Brasil, serão definidas estratégias de atuação conjunta indicando setores produtivos e regiões brasileiras prioritárias”, detalha Deborah.

A parceria entre INPI e Apex-Brasil prevê atividades como a capacitação em PI para empresários de setores exportadores e para agentes multiplicadores da Apex-Brasil; a realização de telementorias para companhias com foco no uso estratégico do sistema de PI; a participação conjunta em eventos e em rodadas internacionais de negócios e de inovação; o estímulo do uso das Indicações Geográficas no aumento da competitividade de produtos brasileiros no mercado internacional; e a promoção de atividades acadêmicas sobre a interface entre propriedade intelectual e comércio exterior, como fatores estratégicos para a melhoria da competividade das empresas brasileiras.

SOBRE A APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia mais de 15.000 empresas em 57 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados na atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

SAIBA MAIS

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal brasileira, criada em 1970 e atualmente vinculada ao Ministério da Economia. Tem por finalidade principal executar, no âmbito nacional, as normas que regulam a Propriedade Industrial, tendo em vista a sua função social, econômica, jurídica e técnica. Sua missão é estimular a competitividade a serviço do desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil, por meio da formalização e da proteção eficiente da Propriedade Industrial.

SERVIÇO

Mapeamento do Uso de Propriedade Industrial pelas empresas apoiadas pela Apex-Brasil

DATA: até 18 de junho

COMO PARTICIPAR: https://click.apexbrasil.us/mapeamentoPIempresas

Mais informações

Imprensa: imprensa@apexbrasil.com.br

Empresas: apexbrasil@apexbrasil.com.br