
#BeCreative: Como a fusão entre duas gigantes do setor calçadista garantiu inovação e competitividade no mercado internacional
Sem categoria
Em 2007, o empresário Pedro Grandene Bartelle promoveu a fusão da sua empresa, a Vulcabrás, com a gigante do setor calçadista Azaléia. A estratégia garantiu mais tecnologia e competitividade para as duas marcas, que passaram a exportar para mais de 40 países. Um exemplo de criatividade e ousadia que se encaixa bem aos valores atribuídos […]

#BEINNOVATIVE: Bio-Art emprega inovação em produtos odontológicos totalmente nacionais
Sem categoria
Foi em uma conversa entre amigos, em 1974, que Germano Piccin resolveu usar todo seu conhecimento em mecânica para ajudar seu compadre: um cirurgião dentista que precisava consertar um articulador, aparelho dental usado para simular os movimentos da boca. O produto era importado, o que dificultava a vinda dos componentes para o Brasil. Com olhar […]

As Cadeias Globais de Valores e os desafios para os países que desejam fazer parte de um modelo de fragmentação da produção
Sem categoria
O padrão de comércio internacional transformou-se notavelmente nos últimos anos. As empresas hoje distribuem suas operações pelo mundo – desde o projeto dos produtos até a fabricação das peças, sua montagem e comercialização. É a chamada Cadeia Global de Valor (CGV), que começou a ser notada nos anos 60 mas que só ganhou corpo nos […]

Sites que cobrem o universo das carnes de ave, de gado e suínas são ótimas fontes de informação para o agronegócio
Sem categoria
A dica de hoje vai para ajudá-lo a mergulhar em um dos setores mais dinâmicos e competitivos da economia brasileira: as carnes de frango, gado e porco, que juntas respondem por R$ 17 bilhões em exportações. E o gestor de projetos da Apex-Brasil Alberto Bica é quem aponta o caminho. Ele sugere a navegação por […]

#BeSustainable: fazer o bem ganhando dinheiro é o lema de João Paulo Sattamini, fundador da Brasilbev
Sem categoria
Foi durante uma viagem para Índia que o empresário João Paulo Sattamini decidiu expandir seu olhar e se aventurar em algo novo: desenvolver um energético orgânico, natural, com ingredientes 100% brasileiros. Teria que ser uma bebida funcional, com diversos benefícios para o consumidor e para o mundo. Dez anos depois, João conseguiu montar seu negócio […]

A dica de hoje ajuda sua empresa a ter clientes apaixonados pelos seus produtos
Sem categoria
A dica de hoje vai para empresários e profissionais de marketing interessados em resolver a seguinte questão: como fazer com que clientes, empregados, fornecedores, parceiros da cadeia de suprimentos e investidores fiquem, simultaneamente, satisfeitos com sua empresa e com seus produtos? Uma boa maneira de encontrar a resolução do problema é ler o livro “Os […]

A Apex-Brasil está presente em mercados estratégicos para auxiliar na promoção dos produtos brasileiros
Sem categoria
A Apex-Brasil tem dez escritórios para atender empresários brasileiros com operações no exterior. São nove ao todo: São Francisco e Miami (Estados Unidos), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Havana (Cuba), Bogotá (Colômbia), Luanda (Angola), Xangai e Pequim (China), Moscou (Rússia) e Bruxelas (Bélgica). A presença da Agência nestes mercados é estratégica para o empresariado brasileiro e […]

Saiba porque a Cop 22 foi um dos grandes momentos da Apex-Brasil em 2016
Sem categoria
Um dos pontos altos de 2016 para a Apex-Brasil foi a organização da missão brasileira que participou da conferência para o clima, em Marrakesh (Marrocos), a Cop 22. Com o objetivo de divulgar as políticas ambientais brasileiras para o mundo, a Agência criou o Espaço Brasil, uma área montada na conferência onde foram promovidos debates […]

A Apex-Brasil oferece um programa personalizado de internacionalização de empresas
Sem categoria
O Programa de Internacionalização de Empresas da Apex-Brasil oferece aos empresários um conjunto de soluções técnicas que permitirão, dentre outras coisas, aumentar sua capacidade de atendimento e resposta a clientes globais. Cada vez mais as empresas brasileiras descobrem os benefícios da ampliação internacional de suas operações e a relação direta com ganhos de competitividade e aumento […]

#BeInnovative: a história de inovação e empreendedorismo da Artecola
Sem categoria
Na década de 40, a empresa Adams era uma das maiores empresas de calçados do Sul do Brasil. Foi do chão dessa fábrica que saiu um empreendedor que resume os conceitos de determinação e inovação presentes na campanha #BeBrasil, da Apex-Brasil. O nome dele? “Seu” Francisco Xavier Kunst, e sua história começa quando seu patrão, […]

#BeDetermined: Conheça a história da Embaré, umas das maiores empresas de laticínios e doces do Brasil
Sem categoria
A Embaré é uma empresa fabricante de laticínios e caramelos que se posiciona como umas das mais sólidas no setor de alimentos no Brasil. Criada em 1935, em Taubaté, a companhia soube, com muita determinação e ousadia, se colocar tanto no mercado interno como no mercado externo. Mais um exemplo de determinação que hoje leva […]

Livro e podcast de Tim Farris são as dicas para quem quer fazer do trabalho uma experiência prazerosa
Sem categoria
A dica do Blog da Apex-Brasil de hoje vai para quem se interessa por produtividade e otimização do tempo. Quem sugere o tema é o analista de gestão de projetos da Apex-Brasil, Frederico Silva, fã de podcasts, de leitura e de Tim Ferris, o empresário e escritor americano que motivou milhões de pessoas a transformar […]