
Pesquisa da CNI aponta os principais desafios para a competitividade das exportações brasileiras
Sem categoria
Na última terça-feira (6/12), a Apex-Brasil recebeu a visita de Felipe Carvalho, analista de políticas de indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Felipe apresentou aos técnicos da Agência os dados da pesquisa “Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras 2016”, realizada pela CNI em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. O estudo mensura o nível […]

PEIEX: consultoria de especialistas indicados pela Apex-Brasil para tonar as empresas mais competitivas no mercado internacional
Sem categoria
Uma das missões da Apex-Brasil é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas. O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é um instrumento da Agência que estrutura vários setores da economia para reforçar a base exportadora do país. Com o PEIEX, os empresários recebem orientações de especialistas e prepararem seus negócios para […]

#BeDetermined: o sucesso dos chocolates Garoto no Brasil e no mundo
Sem categoria
A Chocolates Garoto é uma empresa brasileira que se coloca entre as dez maiores fábricas de chocolates do mundo. Um posto alcançado graças à determinação, persistência e criatividade nos processos de produção, mais especificamente em um ajuste original no sistema de logística e distribuição. Foi a partir dessa reforma em sua maneira de fazer chocolate […]

Imprensa destaca atuação da Apex-Brasil em 2016 e objetivos estratégicos para 2017
Sem categoria
A Apex-Brasil foi destaque na imprensa nacional e internacional nesta semana, logo após encontros do presidente da Agência, Roberto Jaguaribe, com jornalistas de diversos veículos de comunicação. As reuniões foram realizadas na sexta-feira (2/12) em Brasília e na última terça-feira (6/12), em São Paulo, e apresentaram à imprensa os objetivos da Apex-Brasil para 2017. Jaguaribe […]

#BeCreative: dica de hoje é o canal do Youtube que mostra a criatividade e a inovação como elementos de valorização de objetos
Sem categoria
A dica de hoje é para quem tem interesse em inovação e criatividade, palavras comuns quando o assunto é exportação e negócios. Quem conhece bem esses conceitos é o analista de gestão e negócios da Apex-Brasil, Emanuel Figueira. Ele é o responsável pelos projetos setoriais de móveis na Apex-Brasil e é dele a dica do […]
Marcelo Marx, diretor da Delta Frio, fala como foi sua experiência com a metodologia de Manufatura Enxuta
Sem categoria
Em abril deste ano, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior lançou o programa Brasil Mais Produtivo, ação que pretende capacitar três mil empresas utilizando-se da metodologia de Manufatura Enxuta. O conceito baseia-se na redução dos sete tipos de desperdícios nos processos de produção: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento […]

A Apex-Brasil produz estudos exclusivos que mapeiam oportunidades de negócios para as empresas brasileiras
Sem categoria
A Apex-Brasil fornece às empresas nacionais acesso a informações que ajudam a impulsionar as exportações dos produtos brasileiros. Trata-se de uma gama variada de estudos, análises e levantamentos que atendem a setores e mercados selecionados. Os dados são colhidos a partir de missões de inteligência comercial a mercados estratégicos. Além de abordar aspectos como desempenho […]

Marcos Jank: “O Brasil está mais coordenado hoje nas questões do agronegócio”
Sem categoria
Na última terça-feira (29/11), o especialista em questões globais do agronegócio e sustentabilidade, Marcos Jank, esteve na Apex-Brasil. A visita serviu para promover uma discussão sobre a inserção internacional do agronegócio brasileiro, abordando aspectos de comércio, sustentabilidade e imagem do Brasil, em especial na Ásia. O Blog da Apex-Brasil aproveitou a visita de Jank, que […]

Guia esclarece dúvidas sobre a exportação de serviços de TI
Sem categoria
Hoje, a dica do Blog da Apex-Brasil é para quem se interessa por exportação de serviços, um assunto que durante muito tempo foi encarado como limitado no universo do comércio exterior, mas que agora, com o incremento da globalização e, principalmente, dos serviços relacionados à Tecnologia da Informação, ganhou uma nova dimensão. A gestora de […]

Canal Invest in Brasil, no Linkedin, é a ferramenta utilizada pela Apex-Brasil para alcançar investidores de todo o mundo
Sem categoria
De todas a redes sociais em que a Apex-Brasil está presente, o canal Invest in Brasil, no Linkedin, é o que mais se aproxima de uma das principais áreas-fim da Agência: a atração de investimentos estrangeiros. Criada em março de 2016, a página procura aproveitar ao máximo as características desta rede social focada em reforçar […]

#BeDetermined: Como a gestão e determinação transformaram a BRF Brasil Foods em uma das maiores companhias do mundo
Sem categoria
A fusão da Sadia com a Perdigão, realizada em 2009, criou novos caminhos para o setor alimentício do Brasil, com o surgimento da BRF Brasil Foods. A estratégia se mostrou um exemplo de ousadia na reengenharia de uma das maiores companhias alimentícias do mundo. E é um caso clássico de como a determinação e o […]

A empresa de alimentos Maricota avança no mercado internacional com planejamento e estruturação interna
Sem categoria
Fundada em 1991, a Maricota se tornou, em pouco tempo, uma das principais fábricas de produtos alimentícios do Brasil. A empresa, que teve início com uma pequena produção de pães de queijo na cidade de Luz, em Minas Gerais, está presente em várias regiões do país e, mais recentemente, expandiu seus negócios para mais de […]