Terceira edição do TBT em Pauta apresenta detalhes sobre as Preocupações Comerciais Específicas (PCEs)



Terceira edição do TBT em Pauta apresenta detalhes sobre as Preocupações Comerciais Específicas (PCEs)

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil e o Inmetro lançaram em maio a terceira edição da publicação TBT em Pauta, orientada a compartilhar informações sobre as barreiras técnicas ao comércio (Technical Barriers to Trade ou TBT, na sigla em inglês).  

O tema desta edição são as Preocupações Comerciais Específicas (PCEs), recursos que são apresentados e discutidos durante as reuniões de trabalho do Comitê TBT do Acordo TBT da Organização Mundial do Comércio (OMC). A PCE é a maneira pela qual os países membros da OMC questionam seus parceiros (outros países membros da OMC), sobre a adoção de medidas que entendam não serem legítimas perante o Acordo TBT. 

O TBT em Pauta é uma publicação quadrimestral, realizada em parceria com o Inmetro, com o objetivo de sensibilizar as empresas exportadoras sobre a relevância das barreiras não-tarifárias. Estas são, atualmente, desafios maiores do que as tarifas, uma vez que sua forma de aplicação é mais complexa e, muitas vezes, menos transparente.